terça-feira, 20 abril, 2021
Início Mais Notícias MEC lança 40 mil vagas para curso on-line de formação para educadores...

MEC lança 40 mil vagas para curso on-line de formação para educadores da alfabetização

Aprimorar a qualificação dos professores de alfabetização com base na aliança entre a teoria e a prática é o que prevê o curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), lançado nesta terça-feira (8) pelo Ministério da Educação. A atividade é voltada a educadores da pré-escola ao 2º ano do ensino fundamental.

O curso é ofertado na modalidade a distância, o que aumenta o alcance do conhecimento, e terá 160 horas de aula. Inicialmente, serão abertas 40 mil vagas para profissionais que atuam na área de alfabetização. Os conteúdos serão liberados a partir do dia 11 de janeiro de 2021. Ao término do curso, será possível emitir um certificado.

“Estamos abraçando toda uma prática de alfabetização que não está baseada em subjetivismos nem ideologias, estamos entrando no campo da evidência científica. É isso que queremos, perceber o que está dando certo de fato, o que na ponta dá resultado de fato e é por esse caminho que queremos andar”, afirmou o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

O Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) é fruto de uma cooperação entre instituições do Brasil e Portugal. Nos próximos dois anos, serão lançados dois editais para a seleção e envio de 100 profissionais alfabetizadores para curso presencial na cidade do Porto, em Portugal. Após a capacitação, esses professores retornam ao Brasil com o compromisso de atuarem como formadores e multiplicadores do conhecimento.

Quando forem implementadas as duas etapas, a do curso a distância e o presencial, o investimento total do Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), será de R$ 6,3 milhões.

Conteúdo do curso

Serão disponibilizados vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo. Mais de 30 especialistas do Brasil, Portugal, Estados Unidos e da Alemanha colaboraram para a elaboração do material do curso.

O material é organizado em quatro grandes temas. O primeiro sintetiza as noções fundamentais sobre alfabetização que um professor e alfabetizador deve conhecer. O segundo aborda a literacia emergente, entendida como aquilo que as crianças podem descobrir sobre a leitura e a escrita antes de ingressarem na escola.

O terceiro foca na aprendizagem e no ensino explícito da leitura e da escrita. O último trata das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita.

Parceria internacional

O curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência é fruto da cooperação internacional entre Brasil e Portugal por meio da Capes, da Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação, da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto e da Universidade Aberta de Portugal.

Saiba mais sobre como participar dos cursos

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -