domingo, 24 de setembro de 2023

Menos da metade dos contribuintes enviou declaração do IR

Menos da metade dos contribuintes enviou a declaração do Imposto de Renda esse ano.No Maranhão, a Receita contabilizou uma parcial de 131.067 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) entregues desde o dia 2 de março até a última terça-feira (14). A expectativa é de que sejam entregues no estado cerca de 350 mil declarações até o próximo dia 30, dia final para o repasse de informações via internet.

No Brasil, a Receita Federal informou já ter recebido mais de 10,6 milhões de declarações. A expectativa é receber 27,5 milhões.

Segundo a delegada-adjunta da Receita Federal em São Luís, Catherine de Assunção Costa, a expectativa do órgão é de que todos possam entregar a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo estabelecido. “Não haverá nenhum tipo de prorrogação de prazo. Quem deixar de entregar a declaração ficará sujeito ao pagamento de multa correspondente a 1% ao mês, calculado sob o imposto devido”, alertou.

Catherine Costa disse que as pessoas devem evitar a entrega das informações nos últimos dias do prazo. Ela destacou que muita gente acaba deixando para repassar os dados na última semana ou nas últimas horas, o que gera um congestionamento no sistema.

O erro mais comum ao fazer a declaração é a omissão de rendimentos do titular e seus dependentes. Segundo a RF, este erro coloca o contribuinte no alvo da “malha fina”, uma espécie de peneira que verifica inconsistências na declaração do imposto. Caso seja comprovada a incoerência, há possibilidade de retificação, mas somente após um determinado tempo, a restituição do contribuinte é deferida.

Entre os principais dados a serem declarados estão: bens, venda de bens, rendimentos dos dependentes (filhos, por exemplo), reformas de imóveis e renda com imóveis alugados.

– Publicidade –

Outros destaques