sábado, 15 agosto, 2020
Início Maranhão Assassinatos diminuem 25,8% no Maranhão

Assassinatos diminuem 25,8% no Maranhão

O Maranhão é um dos estados que teve queda no número de assassinatos no primeiro bimestre deste ano. Nos dois primeiros meses de 2018, foram 298 assassinatos comparado a 221 que aconteceram no mesmo período em 2019. Segundo o Monitor da Violência, essa diminuição representa 25,8% de variação. O tipo de crime mais recorrente é homicídio doloso, onde há intenção de matar a vítima.

O Brasil também teve queda de 25% no número de assassinatos, com 6.856 mortes violentas no bimestre analisado em comparação a 9.094 mortes no mesmo período de 2018. O único estado que não foi analiso foi o Paraná, que não divulgou seus dados.

Qualidade de vida

Dentre os índices positivos do estado, destaca-se também um novo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), realizado em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com a Fundação João Pinheiro, que revelou que o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do Maranhão teve a 8º melhor variação do país, entre 2016 e 2017. O índice subiu de 0,682 para 0,687 no Estado.

O Ipea é um instituto vinculado ao Ministério da Economia, do Governo Federal. O IDHM mede a qualidade de vida da população. Ele vai de zero a 1. Quanto mais alto o índice, melhor o desempenho do Estado ou país. O Instituto não fez a comparação com anos anteriores a 2016, pois houve mudança na metodologia base de indicadores usados para calcular o IDH.

 

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Aplicação de provas objetivas de concurso público de Barreirinhas é suspensa

A pedido do Ministério Público do Maranhão, a Justiça concedeu tutela de urgência, nesta quinta-feira, 13, suspendendo a etapa das provas objetivas do concurso...
- Publicidade -