domingo, 2 de outubro de 2022

Mercados europeus em baixa e americanos em alta

Foto: Daniel Dan, no Pexels

Os mercados europeus fecharam em queda, após a presidente da Comissão Europeia, anunciar 6º pacote de sanções contra o petróleo russo. Isso ocasionou uma alta de 5% na cotação do barril de petróleo, que fechou aos US$110.10. Enquanto, o mercado americano fechou com forte alta, devido ao anuncio de elevação da taxa de juros pelo banco central americano. No Brasil, a nossa bolsa B³ se valorizou com a forte alta da Petrobras e desvalorização do dólar. O Ibovespa teve alta de 1,7% ficando aos 108.344 pontos.

O Banco Central do Brasil anunciou a elevação da taxa Selic, que é a nossa taxa referencial de juros, a elevação foi de 1%, sendo a decima alta seguida. A taxa de juros ficou em 12,75% ao ano. Mais uma vez, o banco central utiliza a taxa de juros, como ferramenta de combate a inflação.

Com esta alta da taxa de juros, os setores do varejo e construção civil podem sentir uma lentidão em sua recuperação, devido aos meios de financiamentos estarem mais caros. Enquanto, as empresas exportadoras do agronegócio podem manter as boas perspectivas de crescimento de demanda internacional.

Wagner Matos – economista

– Publicidade –

Outros destaques