domingo, 25 de setembro de 2022

Mestrado Profissional em Comunicação da UFMA lança edital para seleção discente 2022


O programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão divulgou o edital de seleção de discentes para nova turma, com ingresso em 2022. O edital está disponível no site da AGEUFMA, a Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da universidade.

Serão disponibilizadas 15 (quinze) vagas, sendo 03 (três) para cotas em ações afirmativas e 12 para ampla concorrência. O período de inscrições vai de 06 a 30 de junho, mas quem pretende concorrer não pode deixar para última hora. O coordenador do programa, professor Márcio Carneiro dos Santos, lembra que são três provas eliminatórias e a primeira delas, a prova escrita, depende da leitura da bibliografia recomendada, que consta no edital. A prova escrita, segundo o cronograma divulgado, está prevista para o dia 13 de julho.

Outro item importante na preparação do candidato, lembra o coordenador, é a estruturação do projeto de pesquisa, que precisa ser enviado na inscrição. A recomendação é consultar livros de introdução à metodologia científica e acessar textos mais específicos sobre pesquisa aplicada e desenvolvimento de
produtos, já que trata-se de um programa profissional. Para apoiar os interessados em concorrer, a coordenação do PPGCOMPro criou um hotsite no qual incluiu uma seção de Perguntas Frequentes (FAQ), já disponível e que vai ser continuamente atualizada para ajudar. Lá o candidato também poderá ver uma lista de projetos de pesquisa aplicada já concluídos por egressos ou ainda em desenvolvimento pelos atuais mestrandos. Este é um recurso útil também para entender melhor o tipo de proposta com perfil profissional que o edital pede.

“É importante ler todo o edital com muita atenção. Verifique, principalmente, as datas de cada etapa, os critérios de avaliação de cada prova, a bibliografia sugerida para a prova escrita e a documentação necessária para inscrição ” , finaliza o professor. O processo prevê três provas : escrita , proposta de projeto de pesquisa e prova oral, todas eliminatórias. Os aprovados terão ainda que fazer, já dentro do
programa , uma prova de proficiência em língua estrangeira.

Todos os documentos oficiais do processo, edital, retificações, resultados e outros serão publicados na página do programa dentro do portal da UFMA, bem como no site da AGEUFMA e replicados nos canais de comunicação da Universidade e de mídias sociais do PPGCOMPro no Facebook e Instagram.

– Publicidade –

Outros destaques