sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Ministério confirma 16 casos de zika vírus no país mas nenhum no Maranhão

O Ministério da Saúde confirmou na tarde da última quinta-feira (14), um total de 16 casos de zika vírus no país – oito na Bahia e oito no Rio Grande do Norte. Apesar do baixo número de casos confirmados, muitas pessoas estão se queixando de sintomas parecidos com o da doença e os exames dos pacientes continuam sendo analisados.

As amostras foram encaminhadas aos laboratórios de referência do Instituto Evandro Chagas e ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos para avaliação. Análises feitas pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia já haviam indicado resultado preliminar para a presença do vírus.

O zika vírus foi isolado pela primeira vez em 1947, a partir de amostras de macacos usados como sentinelas para a detecção da febre amarela, na Floresta Zika, em Uganda. Ele é considerado endêmico no leste e oeste do continente africano e há registro de circulação esporádica também na Ásia e na Oceania.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o governo brasileiro já trabalhava com a possibilidade de entrada do vírus no país em razão do alto fluxo de turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo, no ano passado.

– Publicidade –

Outros destaques