quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Ministério da Saúde libera mais de 900 mil para reforma de hospitais no MA

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União portarias que entram em vigor e determinam o repasse de um total de R 55,4 milhões para a restruturação de hospitais universitários. A medida faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

 

No Maranhão, as cidades de Caxias, Miranda do Norte e Paulino Neves são as contempladas pelo repasse disponibilizado pela pasta. Mais de 900 mil devem ser aplicados às reformas das unidades de saúde Policlínica PAM, Maternidade Carmosina Coutinho, Centro de Especialidade Materno Infantil, Hospital Geral e SAMU , em Caxias; Hospital Municipal Pedro Vera Cruz Bezerra, em Miranda do Norte; Centro de Saúde Santa Terezinha, em Paulino Neves.

 

Os serviços incluem a modernização de elevadores, a adequação de estruturas físicas já existentes e a aquisição de móveis e equipamentos médico-hospitalares.

 

De acordo com a pasta, o Fundo Nacional de Saúde vai adotar as medidas necessárias para a descentralização orçamentária. A liberação dos recursos fica condicionada à comprovação, pelo hospital, da necessidade para pagamento imediato, de forma a não comprometer o fluxo de caixa do fundo.

 

Outros recursos, na ordem de R$ 31,4 milhões, também foram empenhados este mês pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação, para recuperar os hospitais vinculados às universidades federais.

 

O Rehuf

 

O programa de reestruturação, instituído em 2010, dispõe sobre o financiamento compartilhado dos hospitais universitários federais entre as áreas da educação e da saúde e disciplina o regime da pactuação com esses hospitais.

– Publicidade –

Outros destaques