Um aluna da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), corre o risco de perder o direito de continuar cursando medicina na instituição. A recomendação para cancelamento da matrícula da estudantes identificada como Ivana Santos Vale, veio do Ministério Público Federal no Maranhão.
De acordo com as investigações do MPF a aluna se cadastrou pelo sistema de cotas de rede pública de ensino, quando na verdade cursou o ensino médio em instituição privada.
O MPF também foi determinou a instauração de procedimento de investigação criminal para apurar eventual prática de ilícito penal.
A jovem está no terceiro período do curso no Camus de Pinheiro e, no ato da matrícula, apresentou um certificado de conclusão de curso do Centro de Ensino Rio Amazonas, escola da rede pública Estadual, no município João Lisboa (MA).
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), não consta nos registros dos certificados da escola pública o nome da estudante que teria cursado o ensino médio no Centro de Ensino Upaon-Açu.