terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Ministra traz Caravana contra racismo ao MA

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, ), vai participar de atividades da Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo, em São Luis (MA), nesta segunda e terça-feira (4 e 5 de maio).

O Maranhão será o segundo estado a receber a Caravana, o primeiro foi o Pará. O objetivo é  ampliar o diálogo e firmar parcerias com os entes federados e a sociedade civil, a fim de fortalecer a pauta da igualdade racial em todo o país. Durante os dois dias, a ministra terá encontros com a sociedade civil, com o prefeito da capital, Edvaldo Holanda Júnior, e o governador Flávio Dino.

O primeiro compromisso da ministra será na segunda-feira, às 11h, quando se reunirá com os movimentos sociais maranhenses, incluindo o movimento negro, de mulheres e quilombolas, entre outros. O encontro será realizado na Casa do Maranhão, no Centro Histórico, e terá como pauta principal as prioridades da Seppir para o período de 2014 a 2018. À tarde, às 16h, a ministra Nilma Lino Gomes se reunirá com o prefeito Edvaldo Holanda Júnior, no Palácio de La Ravardière.

Na terça-feira, às 11h, está agendado o encontro da ministra com o governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões. À tarde, às 14h, ela participa da solenidade de assinatura de atos. Na ocasião, o governo do estado e as prefeituras de Chapadinha, São Luís Gonzaga do Maranhão e Codó oficializarão suas adesões ao Sinapir. Na mesma cerimônia, que acontece Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, será assinado um acordo de cooperação com a Secretaria de Educação do estado para implementação da Lei 10.639/2003, que insere no currículo escolar o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Comunidades Quilombolas.

Para encerrar a agenda em São Luis, a ministra fará uma palestra, às 18h30, no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão, com a Aula Inaugural do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros

– Publicidade –

Outros destaques