quarta-feira, 14 de maio de 2025

Em entrevista ao Roda Viva, Sérgio Moro fala sobre Operação Lava Jato e auxílio-moradia de juízes

Ontem à noite (27), O entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura, foi o juiz federal Sergio Moro. O magistrado participou da última edição que o colunista Augusto Nunes fez parte da atração.

O juiz concedeu entrevista pela primeira vez ao vivo após o início da Operação Lava Jato, há quatro anos.

Moro falou do panorama das investigações, de suas perspectivas em relação ao combate à corrupção e, indiretamente, dos processos do ex-presidente Lula.

Na bancada de entrevistadores, participaram João Caminoto, diretor de jornalismo do Grupo Estado; Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal Folha de S.Paulo; Daniela Pinheiro, diretora de redação da revista Época; Ricardo Setti, jornalista e escritor; e Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Rede Bandeirantes.

Sob manifestações favoráveis e contrárias a sua atuação, realizadas nos arredores da Fundação Padre Anchieta, o juiz federal adentrou a emissora por volta das 21h. Durante o programa, Sérgio Moro respondeu às principais questões em torno do que é considerado o maior processo contra corrupção da história do País. Logo de início, falou sobre as dificuldades em investigar e julgar um processo criminal. “Para você condenar alguém, precisa ter uma prova categórica, clara como a luz do dia, acima de qualquer dúvida razoável”, afirmou o juiz. Moro também aproveitou para criticar a lentidão do sistema brasileiro, que gera os chamados “processos sem fim”.

Temas polêmicos também entraram em discussão. Quando questionado sobre o auxílio-moradia dos juízes, Moro optou por não falar pela categoria: “eu não me sinto autorizado a ser uma voz para falar de direitos corporativos dos magistrados”. Ainda assim, emitiu sua opinião: “existe esse benefício, que é questionável, mas existe também uma situação que deveria ser abordada pela imprensa, o fato de que há a previsão constitucional de que os subsídios dos magistrados deveriam ser ajustados anualmente. E isso não acontece há três anos”.

Até mesmo o entretenimento entrou na pauta do programa. Recentemente, Moro foi retratado no filme ‘Polícia Federal – A lei é para todos’ e também na série da Netflix ‘O Mecanismo’. O juiz demonstrou constrangimento ao falar do assunto, mas foi simpático à ideia da operação Lava Jato ser retratada no ambiente ficcional. Também comentou a repercussão do combate à corrupção associado às suas ações: “houve uma certa identificação, a meu ver não necessariamente correta, desses trabalhos com a minha pessoa”. Já referente à fama momentânea, afirmou: “hoje você é incensado, adiante você pode sofrer um apedrejamento moral”.

– Publicidade –

Outros destaques