Um inquérito foi aberto pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) para investigar uma licitação com suspeita de fraude, no município de Chapadinha. A suposta fraude teria desviado o valor de R$ 2.845 milhões.
Entre os investigados esta o prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, a construtora JB Construções Ltda e o proprietário dela, o suplente de deputado João Batista Segundo, que também é candidato a prefeito na cidade de Pinheiro, nestas eleições.
O MPMA apontou que a empresa vencedora do certame JB CONSTRUÇÕES LTDA EPP, segundo comprovante de inscrição de situação cadastral, foi aberta em 18.08.2005, dedicando-se ao ramo de construções de edifícios, mas logo após o resultado das eleições alterou o seu cadastro para incluir como atividade secundária a locação de outros meios de transporte para se beneficiar da licitação que ocorreu em Chapadinha.
O Ministério Público também constatou outras irregularidades como a ausência de vários documentos.
Vale ressaltar que João Batista Segundo, já foi preso em flagrante em uma operação do GAECO por porte de arma ilegal e suspeita de fazer parte de uma organização criminosa envolvida em diversas fraudes em prefeituras.