terça-feira, 22 de junho de 2021

Arraial Live Guará - Falta 1 dia
MPMA discute mortalidade materna, infantil e fetal

MPMA discute mortalidade materna, infantil e fetal

Foto: divulgação/MPMA
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

A 5ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz realizou, no último dia 15, uma oficina para discutir as políticas públicas de prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal na macrorregião de saúde de Imperatriz.

A reunião envolveu gestores municipais de Saúde, equipes da Comissão Intergestora Regional e membros do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal da Unidade Gestora Regional de Saúde de Imperatriz.

No Brasil, os índices de mortalidade materna voltaram a crescer desde 2016. Esses números permaneceram em queda entre 1990 e 2015.

Durante a reunião, foram discutidos os óbitos maternos de causas evitáveis analisados pelo Comitê, o perfil da mortalidade neonatal na região além das responsabilidades legais dos gestores e técnicos envolvidos. Além disso, foram deliberadas propostas para tentar reduzir os índices de mortalidade materna, infantil e neonatal na região.

Entre as deliberações estão o rastreamento das famílias em situação de vulnerabilidade na gravidez. Os problemas envolvem casos de desnutrição, uso de drogas e violência doméstica, entre outros aspectos.

Também foi acordado que será exigido dos gestores municipais a oferta do pré-natal, com a contratação e capacitação de profissionais, além da disponibilização de insumos e acesso aos serviços.

Audiências públicas também serão realizadas, inicialmente no município de Imperatriz, com o objetivo de conscientizar a população e garantir o seu livre acesso a serviços relacionados à prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal. Posteriormente, as audiências serão levadas aos outros municípios da comarca.

Uma nova oficina será realizada, em 28 de setembro, voltada para médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde de diversos municípios. O evento será realizado, novamente, em parceria com o Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal da Unidade Gestora Regional de Saúde de Imperatriz.

– Publicidade –

Outros destaques