segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Mulher, maranhense e a maquinista mais jovem da EFC

Gabrielle à frente de uma das locomotivas manobradas por ela. Foto: arquivo pessoal

A maranhense Gabriele Costa é a maquinista mais jovem da Ferrovia Carajás e toda Vale

Gabrielle Costa, maranhense, com apenas 20 anos, é a mais jovem maquinista da Estrada de Ferro Carajás e de toda a Vale. Moradora da região Itaqui-Bacanga, ela entrou na Vale em 2020 por meio do processo de trainee operacional e após um ano como oficial de operações, realizou seletivo interno para a vaga de maquinista, obtendo nota máxima. Após a fase de treinamento prático, a jovem foi promovida a maquinista de pátio, onde realiza manobras dentro da área de empresa, em São Luís.

Gabrielle Costa atuando na cabine da locomotiva. Foto: arquivo pessoal

Neste dia 30 de abril, sábado, é comemorado do Dia do Ferroviário, o primeiro comemorado por Gabrielle. Emocionada com a recente promoção, ela relembra a primeira vez que conduziu sozinha uma locomotiva, que chega a ter 63 vezes a potência de um carro popular.

“Quando movimentei o trem pela primeira vez, não consegui conter as lágrimas. Circulei emocionada pelo pátio, agradecendo por esse sonho realizado ali, naquele momento”, comenta Gabrielle.


​DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO

As mulheres vêm ocupando seu espaço e hoje são aproximadamente 19% da força de trabalho global da empresa, que tem como meta chegar a 26% até 2025. Em posições de liderança sênior, o percentual chegou a 20,5% de representatividade feminina no início deste ano, um aumento de 65% comparado a 2019.

Com informações da Ascom Vale.

– Publicidade –

Outros destaques