quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Município de Icatu recebe a Caravana Mais Turismo

O secretário Paulo Matos envolvido nas ações de interiorização do turismo no Maranhão

O município de Icatu encerrou neste final de semana as ações da Caravana Mais Turismo na Região do Polo Munim, promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA). O encerramento ocorrido no sábado (9) contou com programação de cursos de qualificação profissional, oficinas e reunião com gestores municipais, além da realização do Ceprama Itinerante e de apresentações culturais.

O último dia de ações da caravana itinerante iniciou com a realização da Blitz de sensibilização do Programa “Mais Infância, Mais Turismo”, atividade voltada para o combate à exploração sexual de crianças e adolescente no segmento turístico. Durante a ação, a equipe técnica da Setur-MA percorreu estabelecimentos comerciais e turísticos de Icatu, realizando a entrega de materiais gráficos, como banners, adesivos e folders, com orientações sobre o tema.

A equipe técnica do Programa de Regionalização do Turismo da Setur (PRT) realizou reunião com os representantes do Conselho Municipal de Turismo de Icatu (Comtur) e realizou oficinas com gestores municipais sobre o Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA), visando orienta-los a utilizarem a plataforma para atualização de cadastros dos municípios no mapa.

“Finalizamos com chave de ouro a Caravana Mais Turismo nesse belíssimo cartão postal e de enorme potencial que é o Polo Munim. Durante esses dias a caravana desenvolveu inúmeras ações para melhoria e desenvolvimento da cadeia turística dessa região. Não iremos parar por aqui, pois a caravana irá seguir com visitações e levando oportunidades para todos os dez polos turísticos do Maranhão”, destacou o secretário Estadual de Turismo, Paulo Matos.

O prefeito de Icatu, Walace Azevedo, afirma que “Esses benefícios que estão vindo por meio da Caravana Mais Turismo só reforça essa parceria. O secretário Paulo Matos e a equipe da Setur-MA estão de parabéns ”, frisou o prefeito.

As belezas e a diversidade de tipologias do artesanato regional também marcaram presença na Caravana Mais Turismo, por meio do Ceprama Itinerante, feira com objetivo de valorizar e incentivar o desenvolvimento do artesanato, por meio da comercialização de produtos artesanais.

Além da comercialização de produtos manuais, a feira itinerante realizou capacitação e cadastro de artesãos no Sistema de Informações do Cadastro do Artesanato Brasileiro (Sicab).

Trabalhando há mais de 20 anos com artesanato feitos a partir da palha do buriti, a artesã Icatuense, Eliane Cantanhede, foi um dos 50 trabalhadores do segmento beneficiados com o cadastro no Sicab e emissão da carteira de artesão. “a partir do momento que estamos cadastrados e temos uma carteirinha de artesão podemos usufruir dos benefícios e temos uma identidade como artesãos profissionais”, destacou a artesã.

– Publicidade –

Outros destaques