domingo, 21 de julho de 2024

Municípios do MA farão campanha de combate à dengue e a chikungunya

As ações de combate e controle da dengue e chikungunya estão sendo intensificadas em toda a região metropolitana da capital. Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), secretários municipais e agentes de endemias de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (15), no Hotel Atlântico, para falar sobre a campanha que será desenvolvida até sexta-feira (19).

 

O secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, disse que o perigo aumentou e que é fundamental a responsabilidade de todos no controle do vírus da dengue e chikungunya.

 

A superintendente de Epidemiologia da SES, Maria das Graças Lírio, fez algumas recomendações para o controle da dengue. Ela disse que é preciso manter o trabalho de campo para o combate ao Aedes aegypti em pleno funcionamento durante o ano inteiro, conforme as normas do MS; realizar inspeção com rigor nos portos estratégicos, clubes, escolas, repartições públicas, ginásios esportivos, construções, etc; promover a limpeza pública, dando destino adequado aos resíduos sólidos.

 

Ela também enfatizou que é fundamental orientar a população quanto aos cuidados com reservatórios de água em suas residências, para reduzir ao máximo a possibilidade de formação de focos do vetor; promover educação em saúde para população quanto às medidas necessárias para prevenir dengue e realizar campanhas de mobilização social.

 

Em 2013 foram notificados 976 casos e este ano 826 pessoas contraíram dengue.

 

Doenças

 

Dengue e chikungunya são duas doenças causadas por vírus, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Os sinais e sintomas são muito parecidos. As pessoas podem apresentar febre, dor de cabeça, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, dores nos olhos, dentre outros sintomas.

 

A principal diferença é que no chikungunya ocorrem fortes dores nas articulações (tornozelos, punhos, joelhos, cotovelos e coluna vertebral).

– Publicidade –

Outros destaques