terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Não deixe que o WhatsApp prejudique sua carreira

(R7)

 

Ele dominou o mundo e também sua rotina. Admita, é difícil ficar muito tempo sem olhar os (odiosos) grupos criados por amigos, família, colegas de trabalho, a turma da pelada… Pois é, esse é o custo da revolução da tecnologia. Paralela à ela, as empresas também mudaram a postura frente aos colaboradores, que passam agora a ter mais liberdade. Claro, exigem que essa liberdade seja com maturidade e permitem que você tenha maior flexibilidade no ambiente organizacional, desde que cumpra com suas metas e prazos de entrega.

 

“Algumas empresas entendem que proibições cansam e diminuem a produtividade. Além de serem, de certa forma, limitadoras, obtendo resultados burocráticos e sem criatividade, ou seja, sem qualidade e inovação”, explica José Roberto Marques, Master Coach Sênior e Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

 

O dilema da produtividade

 

Ao falar sobre produtividade, voltamos a bater na tecla do grande fenômeno mundial: o WhatsApp. Ele, novamente, invadiu todos os âmbitos de sua vida, incluindo o profissional.

 

Uma pesquisa realizada pela empresa Regus aponta que 95% dos trabalhadores brasileiros utilizam o aplicativo de alguma forma como contribuição positiva para o trabalho. Um número que não foi registrado é o uso do WhatsApp para fins pessoais no momento do expediente. Ele pode ser uma excelente ferramenta de trabalho, no entanto, pode ser uma distração quando usado deliberadamente, sendo um ativador da improdutividade nos departamentos e causador de um alto volume de procrastinação.

 

Ele pode até ser usado como um momento de descanso após muito tempo de concentração em tarefas e raciocínios específicos. “A problemática é que muitas vezes você se estende no tempo e na quantidade de checadas, impactando diretamente no desenvolvimento das tarefas diárias laborais”, afirma José Roberto.

 

Utilização do WhatsApp no meio corporativo

 

Por incrível que pareça, muitas empresas dependem do aplicativo para comunicar com clientes, realizar vendas, divulgar produtos e fazer propagandas. Segundo o portal da Folha de São Paulo, algumas empresas chegaram a diminuir em 70% as contas telefônicas e contam com um faturamento de até 30% feitas completamente pelo aplicativo.

A facilidade e rapidez com que o aplicativo troca mensagens, o baixo custo, a proximidade gerada com o consumidor, dado o fato da grande preferência e até mesmo dependência existente na atualidade pelo número de adeptos, têm levado os pequenos empresários a explorarem o aplicativo das mais criativas formas pra prosperar seus negócios.

 

Dicas para manter o controle

 

Não interrompa uma tarefa para checar mensagens pessoais. Isso faz com que você perca toda sua concentração.

 

Estabeleça horários específicos para visualizar as mensagens. Em vez de abri-lo a cada notificação, cheque a cada 2 horas, por exemplo.

 

Caso seu chefe utilize muito este meio para se comunicar com você fora do expediente, vá com calma. Controle a situação para que isso não se torne algo natural e excessivo. Tudo tem sua hora e os finais de semana são sagrados, não é?

 

Não mande mensagens pessoais em grupos profissionais. Não substitua e-mail por WhatsApp. Qualquer mensagem que seja importante, que precise ficar armazenada, deve sempre ser enviada por e-mail.

 

Personalize um toque diferente para as pessoas e grupos profissionais. Assim, quando ouvir esse aviso específico, saberá que a mensagem possui teor profissional e não irá atrapalhar o andamento do seu expediente.

– Publicidade –

Outros destaques