Você quer ficar em forma, mas é do tipo de pessoa que detesta academia? Nós temos a solução! Conheça, a seguir, algumas modalidades esportivas que proporcionam resultados iguais ou mais eficientes aos da musculação.
Crossfit
O crossfit é o “queridinho” do momento. Centenas de pessoas buscam o esporte que promete resultados rápidos. A modalidade, que é funcional, usa de grandes pesos, como o pneu, levantamento de peso e a corda náutica. A personal trainer Flavia Souza, no entanto, alerta para alguns riscos da prática do esporte. Por se tratar de uma atividade mais intensa, cresce o risco de lesões. É preciso ter um bom preparamento físico para se dedicar ao crossfit.
Treinamento funcional
Os treinos funcionais são exercícios aeróbios que trabalham, também, a parte muscular. No entanto, diferentemente da musculação, não utiliza aparelhos, mas sim elástico, bola, o peso do próprio corpo etc.
Treinamento com personal trainer
A vantagem de se treinar com um personal trainer é que o aluno pode misturar diversas modalidades, de acordo com a sua preferência. Veja a seguir algumas delas.
Spinning
A aula de spinning nada mais é que a tão conhecida bicicleta. No entanto, as aulas da modalidade são praticadas com músicas, o que as tornam mais dinâmicas e atrativas.
Step
As aulas de step também são recomendadas para quem quer perder peso e tonificar os membros inferiores.
Localizada
A ginástica localizada é aeróbia, no entanto, trabalha com peso. Apesar de ser considerada antiga, a personal Flavia recomenda a modalidade aos seus alunos, já que, por ser realizada com música, é dinâmica e animada.
Natação
Flavia também recomenda a prática da natação. Ela conta que o esporte trabalha todos os grupos musculares do corpo, além de aprimorar a capacidade de respiração. A profissional afirma que, para alunos que sofrem de asma, renite, bronquite e outras doenças respiratórias, é a modalidade mais adequada.
Boxe
O boxe é uma das atividades mais eficientes na hora de perder peso. A preparação física para a prática do esporte é composta por corrida, corda e outros aeróbios que ajudam a manter a forma. Além, claro, dos exercícios próprios da modalidade.
Flavia conclui dizendo que, para quem não gosta de musculação, as modalidades citadas são recomendadas. Cada aula dura, aproximadamente, 50 minutos e pode queimar mais calorias do que a própria esteira, por exemplo. Além disso, as atividades são mais agitadas e costumam agradar à maioria dos alunos.