quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Nicolao Dino é homenageado com medalha de Mérito Judiciário

Nesta sexta-feira (3), no gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA ), o sub-procurador da República, Nicolao Dino de Castro e Costa Neto recebeu a Medalha do Mérito Judiciário “Desembargador Antonio Rodrigues Velloso”. A medalha foi entregue pelo Desembargador Paulo Velten, autor da proposta de outorga da condecoração aprovada por unanimidade pelo Pleno do TJMA, no dia 8 de outubro de 2015.

“Essa merecida homenagem decorre dos relevantes serviços prestados à Justiça, tanto ao Poder Judiciário estadual, quanto à Justiça do nosso país, da qual Vossa Excelência, como procurador da República, tem honrado ao longo dos anos como membro do Ministério Público Federal”, declarou o presidente do TJMA, Cleones Cunha.

Nicolao Dino agradeceu aos desembargadores presentes e relembrou o começo de sua carreira: “Lembro-me como se fosse hoje, quando nos idos do ano de 1986, ainda como advogado, recém-formado, muito jovem, subia à tribuna do Pleno do Tribunal, para minha primeira defesa”.

Dino disse se sentir honrado pelo recebimento da comenda, principalmente por vir de uma Corte de longa tradição, com mais de dois séculos de existência, no qual serviu seu avô, o Desembargador Nicolau Júnior na década de 60 e agradeceu ao Desembargador Paulo Velten a indicação.

“O Desembargador Paulo Velten foi meu aluno na Universidade Federal do Maranhão e como todo bom professor, me sinto satisfeito quando vejo que ele está galgando altos degraus na sua vida profissional” disse Nicolao Dino.

Em seu discurso, Paulo Velten disse que há uma justificativa para a deferência desse reconhecimento em razão de ser merecido àqueles que contribuem com o Poder Judiciário.

“O meu prestígio pelo sub-procurador Nicolao Dino se dá não só pelo fato de ter sido seu aluno, mas pela sua contribuição jurídica no meio acadêmico e por ele ser sempre essa pessoa muito simples, muito clara e, acima de tudo, comprometida com o ideal de construção de um país melhor para todos”, destacou.

Durante a cerimônia, a vice-presidente do TJMA, Desembargadora Graças Duarte entregou ao sub-procurador da República a “Medalha dos 200 anos do Tribunal”. Na ocasião, o Desembargador Jamil Gedeon entregou também a edição do livro sobre a história dos 200 anos, lançada  junto com a medalha, em comemoração ao bicentenário da Corte.

MEDALHA – Criada por Lei 2.814, de quatro de dezembro de 1967, posteriormente regulamentada pela Resolução nº 04/1999, a Medalha do Mérito Judiciário “Des. Antonio Rodrigues Velloso” cultua a memória daquele que foi o primeiro chanceler do Tribunal de Relação do Maranhão. É concedida a personalidades que tenham prestado relevantes serviços à Justiça.

– Publicidade –

Outros destaques