Eduardo José Bastos Costa, de 41 anos, conhecido como “Imperador”, apresentou-se à polícia, na tarde desta quarta-feira (1), nas dependências da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), onde prestou depoimento à Comissão de Combate a Agiotagem.
De acordo com a polícia, o “Imperador” e outros membros de sua família – entre eles, a própria mãe, Arlene Barros Costa, ex-prefeita do município de Dom Pedro – são suspeitos de liderar um grupo especializado em agiotagem e fraude em licitações. “Eduardo está sendo investigado por lavagem de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva, ou seja, vários crimes contra a administração pública”, explicou o delegado Guilherme Sousa.
Ainda de acordo com a polícia, cerca de R$ 5 milhões de reais, em máquinas e carros de luxos teriam sido desviados do erário público. Além de Eduardo Costa – que foi encaminhado ao Centro de Triagem, em Pedrinhas – a mãe, um irmão, um primo e outros envolvidos foram presos em São Luís e em Imperatriz.
Mesmo após ter confirmado ser proprietário de empresas que prestam serviços terceirizados em várias cidades do Maranhão, Eduardo Costa disse que as suspeitas sobre seu envolvimento com a agiotagem são falsas.
Segundo o Secretario de Segurança Pública, Jefferson Portela, a reabertura do inquérito, que estava paralisado desde 2013, garantirá investigações sobre crimes de agiotagem e a responsabilização dos envolvidos, no rigor da lei. “Não tenham dúvida que, nos próximos meses, este trabalho vai alcançar quem quer que tenha cometido atos de corrupção. A nossa missão é recambiar de volta aos cofres públicos o que foi saqueado por pessoas travestidas de gestores públicos, mas que atuavam de forma lesiva e contrária à sociedade maranhense”, pontuou Jefferson Portela.
Operação Imperador
A operação, deflagrada em parceria entre a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual, tem o objetivo de investigar a participação de prefeitos e agentes públicos no desvio de recursos públicos em vários municípios maranhenses.
Assista a reportagem completa: