domingo, 25 de setembro de 2022

Notícias da 71ª Conferência do Distrito 4490 do Rotary

Grupo de Intercambistas do Rotary

Cinco jovens adolescentes maranhenses viajarão a Bélgica, Estados Unidos e França, como intercambistas patrocinados pelo Rotary Club. Os maranhenses integram um grupo de 14 jovens que serão enviados pelo Distrito 4490 do Rotary Internacional, que reúne os estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
Os intercambistas foram apresentados aos rotarianos sábado (25 de junho), último dia da 71ª Conferência do Distrito 4490 do Rotary, realizada em Fortaleza.
O intercâmbio de jovens promovido pelo Rotary Internacional estava suspenso em razão da pandemia da COVID-19. Os 14 jovens que serão patrocinados por clubes do Distrito 4490 irão para a Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Estados Unidos, França, Itália, México, República Tcheca
“É um programa cujo objetivo é promover a troca de conhecimentos interculturais entre os jovens. É importante porque possibilita a esses jovens um valioso processo de amadurecimento pessoal”, declarou Solange Negreiros de Almeida Bacelar, que faz parte da Comissão de Intercâmbio do Distrito 4490 do Rotary.
Como esclareceu Solange Bacelar, o programa consiste na ida de jovens brasileiros para passar um período de 12 meses em outros países, e na recepção, no Brasil, de jovens desses países para os quais os intercambistas brasileiros são encaminhados.
“São jovens de 16 a 18 anos que deixam seu País para uma experiência de vida longe de sua família, adotando novos costumes durante o período de 1 ano”, informou Solange Bacelar.
A Comissão de Intercâmbio do Distrito 4490 do Rotary Club é comandada por Ehrlich Cordão (presidente), Samia Militão (Co – presidente) e David Gomes (Vice-presidente). Na Comissão, a rotariana Minervina Meneses é a responsável pela proteção aos jovens intercambistas (Youth Protection).
Durante a 71ª Conferência a associada italiana Nicoletta Duodo, presidente da Comissão de intercambistas de todos os clubes de Rotary da Itália, proferiu palestra sobre a importância e a repercussão do intercâmbio de jovens no mundo.
Solange Bacelar é associada do RC São Luís Praia Grande, responsável pelo encaminhamento de dois dos cinco jovens maranhenses que viajarão para o Exterior no programa de Intercâmbio de jovens, reativado pelo Rotary após a crise causada pela pandemia da COVID 19.
Solange Bacelar já presidiu o RC São Luís Praia Grande, tem realizado importante trabalho social pelo Rotary em parceria com a universidade CEUMA e presidirá a Comissão da Fundação Rotária do Rotary Club São Luís Praia Grande na gestão do advogado Carlos Nina, que assumirá a presidência no próximo dia 9 de julho. Também integrarão a Comissão que Solange presidirá os rotarianos e ex-presidentes do Clube Silvia Jorge Dino e Acyr Barbosa Marques Neto.
Na abertura da Conferência de Fortaleza foi feita uma homenagem ao ex-governador do Distrito 4490 (ano rotário 2012/2013), Pedro Ivo de Carvalho Viana, falecido dia 4 de junho de 2020. Viana era do RC São Luís Praia Grande, mesmo Clube do Promotor de Justiça Carlos Augusto Oliveira, que, no encerramento da Conferência, foi apresentado como o Governador do Distrito 4490 para o ano rotário de 2024/2025.

– Publicidade –

Outros destaques