GE
Isadora Fonseca

Isadora Fonseca

Que a fantasia de "Fofão" é a mais tradicional do carnaval do Maranhão, todos já sabem. Mas que tal aprender a fazer uma personalizada? Para manter viva uma criativa tradição do carnaval de rua, o Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce) da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) promoverá a oficina ‘Máscaras de Fofão’, no período de 22 a 26 de fevereiro/18, na Sala de Artes Visuais do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro), em São Luís (MA). As aulas são gratuitas e serão ministradas pela artista visual Marlene Barros, no horário das 14h às 17h30.

As máscaras serão confeccionadas em papel marché, forma tradicional de confeccionar esse adereço no Estado, ficarão expostas no Palacete Gentil Braga. As inscrições poderão ser feitas de 17 de janeiro a 22 de fevereiro/18, no site www.cultura.ufma.br ou pessoalmente na sede do Dac, no Palacete Gentil Braga. As vagas são limitadas. Os alunos deverão levar um pincel em largo, tesoura e agulha grossa de mão. Com realização da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce), a oficina conta com apoio da Fundação Sousândrade (Fsadu), TV Ufma, Universidade Fm, Ascom/Ufma e Gráfica Universitária. Inform: 98 3272 9361 e 9362.

No Goiás uma mulher que não teve  a identidade revelada, jogo o próprio cachorro dentro de um bueiro após ele morder a filha dela, na terça-feira (16), em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. As imagens mostram o animal sendo solto dentro do buraco e a mulher indo embora. 

O comandante da Guarda Civil Municipal de Novo Gama, Iran Silva, informou que o animal não se machucou. Ainda segundo ele, a equipe foi acionada por um morador da região que presenciou a cena. Os guardas recuperaram o animal e o entregaram a um vizinho da autora.

“Nós mesmos que resgatamos o cachorro. Não foi difícil, o bueiro não era muito fundo. Um vizinho viu e quis ficar com ele. Prometeu cuidar bem do animal, então entregamos o cachorro a ele”, disse.

Silva acrescentou que a mulher que jogou o cão no bueiro foi localizada e levada para o Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops) da cidade. Ela assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por maus tratos a animais e foi liberada em seguida.

“A mulher contou que foi por instinto maternal que ela jogou o cachorro, porque ele tinha avançado na filha dele, de um ano e dois meses de vida. Ela contou que tinha ganhado o animal há pouco tempo”, completou o comandante.

A Polícia Civil agora trabalha para tentar desvendar a motivação e prender o suspeito da morte do professor Agnaldo Fernandes Galvão,37 anos,que foi encontrado morto no último domingo (14), na sua residencia na cidade de Barra do Corda.

Segundo informou o delegado Regional do município, Renilto Ferreira, todas as medidas cabíveis para a elucidação deste crime estão sendo realizadas. "A pericía e o ICRIM de Imperatriz foram acionadas para colherem mais informações sobre o caso com os trabalhos de pericía", disse o delegado.

A polícia segue uma linha de investigação ,onde já identificou possíveis autores do crime. “Outros meio de provas ainda estão sendo colhidas, como provas testemunhais e imagens de câmeras próximas a residência do professor para tentar juntar um quebra cabeça que possa levar ao principal suspeito”,finalizou Renilto Ferreira.

.

Fundada por franceses, invadida por holandeses e colonizada por portugueses, São Luís foi construída no dia 8 de setembro de 1612 e já completou seus 405 anos. Conhecida como Jamaica Brasileira, Ilha do Amor, Atenas Brasileira, Cidade dos azulejos, Capital do Reggae, Ilha Magnética ou Ilha Bela, a cidade foi declarada como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco no ano de 1997, por conta do rico acervo arquitetônico colonial em cerca de 4 mil prédios, distribuídos por mais de 220 hectares, sendo grande parte deles sobradões com mirantes, muitos revestidos com azulejos portugueses.

Cercado pelos bairros da Praia Grande e Desterro, a região do Centro Histórico concentra boa parte dos museus, teatros, cinemas, restaurantes, bares, centros de cultura, e lojas de artesanato. Não ficam de fora as praças, escadarias, ladeiras e algumas ruas históricas, como a Rua Portugal e Rua do Giz e Largo do Comércio. O imparcial preparou uma lista com os principais pontos históricos da capital e que costumam ganhar repercussão nas redes sociais dos turistas com o registro de belas fotografias.

Palácio de La Ravardière

Sede da Prefeitura de São Luís foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Exemplo de prédio administrativo do período colonial, o Palácio recebeu esse nome em 1962, por ocasião do aniversário de 350 anos da cidade. Foi construído por volta de 1689 é um dos prédios mais antigos da região. Hoje abriga a sede do Governo Municipal e traz à frente o busto de bronze de Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, comandante francês e fundador de São Luís. De fachada simétrica, em dois pavimentos, centrada por uma caitela, decorada com concha e folhas de acanto estilizado, dando ideia de pequeno frontão, todo em estuque. No período natalino a fachada fica iluminada e ganha uma decoração especial com um conjunto de luzes. Fica localizado na Avenida D. Pedro II, ao lado do Palácio dos Leões e a visitação são somente externas.

Palácio Cristo Rei

Construído em 1838 para servir de residência ao Comendador José Joaquim Teixeira Vieira, o imóvel representa o luxo das famílias ricas do período colonial. Foi vendido em 1900 ao então vice-cônsul dos EUA dono de casa bancária em São Luís. Segundo dizem, o cônsul costumava servir as mais sofisticadas iguarias aos mendigos e necessitados e, por isso, passou a ser chamado de “padrinho”. Em 1908, devido à falência de seu banco e às numerosas dividas que possuía, suicidou-se e teve o imóvel leiloado. Desde então, o palácio passou por inúmeros proprietários, até que, em 1953, serviu de sede do Arcebispado e recebeu o nome de “Palácio Cristo Rei”. Atualmente, abriga a reitoria da Universidade Federal do Maranhão. Fica localizado na Praça Goncalves, 351 – Largo dos Amores Dias – Centro. As visitações são de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Palácio dos Leões

Com três mil metros quadrados de área construída, esculpido com o primor da arquitetura neoclássica e localizado em frente à Baía de São Marcos, o Palácio dos Leões é a residência oficial e sede do Governo do Maranhão. Ficou conhecido como Palácio dos Leões devido aos leões de bronze que ficam expostos e guardam suas entradas. Erguido sobre o que um dia foi o Forte de São Luís, ganhou forma de palácio em 1776, quando o Governador Joaquim de Mello e Povoas remodelou a construção com materiais aproveitados da extinta casa dos jesuítas em Alcântara. Completamente restaurado, merece ser visto e visitado não apenas pela sua arquitetura e luxo, mas também pelos tesouros artísticos e relíquias guardadas em seu interior. Nos períodos natalinos recebem uma decoração especial na faixada, com uma grande quantidade de luzes coloridas. Fica localizado na Av. Pedro II, S/N – Centro. As visitações são de quarta a sexta, das 14h às 17h, sábados e domingos, das 15h às 17h.

Rua Portugal e Rua do Trapiche

A Rua Portugal é uma das principais ruas do Centro Histórico de São Luís, onde se concentravam os estabelecimentos comerciais mais importantes da época de sua construção. Ainda hoje mantém suas raízes, pois possui diversas lojas e comércio ativo, além de repartições publicas como a sede da Defensoria Pública que foi construída no Projeto Reviver. É um polo onde se encontram o Museu de Artes Visuais e a Casa de Nhozinho (Museu que homenageia o artesão maranhense Antônio Bruno Pinto Nogueira que, ao longo da vida, confeccionou brinquedos e figuras do folclore em buriti). Na esquina está a Secretaria de Turismo, onde existe um posto de informações turísticas e logo a frente a Morada das Artes, local de moradia de vários artistas plásticos que abrem as portas para a visitação de suas obras. Na esquina está a Secretaria de Turismo, onde existe um posto de informações turísticas. 

Beco Catarina Mina

Localizado na via transversal do lado esquerdo da Rua Portugal, o Beco Catarina Mina possui uma escadaria de 35 largos degraus em pedras de lioz, datadas do século XIII. Foi batizada em homenagem à Mina Catarina Rosa Pereira de Jesus, uma escrava que mantinha uma loja no local, um dos poucos logradouros do Centro Histórico de São Luís que leva nome de uma mulher, quiçá o único em homenagem a uma negra. A célebre cativa, cuja história lembra a de outra escrava igualmente famosa, Xica da Silva, fez fortuna graças ao seu trabalho e às suas ligações com ricos comerciantes da região, que literalmente ficavam de queixo caído com a sua beleza. Catarina juntou fortuna, comprou sua alforria e transformou-se em senhora de escravos, passando a ser vista pela cidade seguida por um cortejo de mulheres caprichosamente vestidas. No beco encontram-se lojas de artesanato, agência de viagens, grupos de teatro e alguns bares aconchegantes. No prédio do canto esquerdo há encontro de tambor de crioula e outras manifestações afros. Fica localizado na Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.

Mercado das tulhas

Turistas e maranhenses optam sempre por fazer uma refeição na tradicional e atrativa Casa das Tulhas ou Mercado da Praia Grande. É um prédio histórico datado de 28 de julho de 1855. É cercado por casas comerciais e na parte externa, esse mercado tem quatro entradas que dão acesso a dezenas de pontos de venda dispostos circularmente em seu interior. É literalmente um passeio pela cultura gastronômica local da cidade e um forte atrativo de tradição dos sabores. Construída no século XIX, possui um formato quadrilátero e se tornou um ótimo local para a implantação da feira. Possui uma grande variedade de produtos oriundos do interior dos Estados e ainda, típicos de São Luís. As bebidas como a famosa tiquira, cachaça tipicamente maranhense de cor azul e lilás tem sabor forte. Outras são de origens diferentes como Santo Antônio dos Lopes, localizado a 316,5 km de distância da capital, Santa Quitéria e o município de Barreirinhas. Alguns tipos de farinha vêm da cidade de Pinheiro, além do camarão seco que vem de Tutóia e Turiaçu.

Teatro Arthur Azevedo

Considerado um dos teatros mais famosos de São Luís é também um dos mais antigos do país, o teatro Arthur Azevedo conserva traços neoclássicos originais que guardam mais de 200 anos de história e uma beleza incomparável. Inaugurado em 1817, como Teatro União, foi somente no século seguinte que finalmente ganhou o nome do grande mestre da dramaturgia brasileira. No inicio dos anos 90, suas instalações e equipamentos foram reformados, transformando o teatro num dos mais modernos ambientes para a arte dramática do país. Ele fica localizado na Rua do Sol, 180 – Centro. As visitações são de terça a sexta, das 15h às 17h.

Fonte das Pedras

Este local é um marco. Foi lá́, junto ao que era ainda uma nascente que, em outubro de 1615, Jerônimo de Albuquerque acampou suas tropas enquanto expulsava os franceses de São Luís. No melhor estilo colonial português, a Fonte das Pedras, instalada num quadrilátero murado, conta com um frontão em alvenaria e carrancas por onde a água jorra fartamente. Também é um nome de referência da região onde está localizada, sendo procurada por visitantes e ludovicenses para um descanso debaixo das frondosas árvores da cidade. Fica localizada na Rua de Antônio Rayol, próxima ao Mercado Central.

 

 

Fonte do Ribeirão

Construída em 1796 para abastecer de água a população, vários mistérios rodam o monumento e torna curiosa essa fonte. Seu piso é revestido de pedras de cantaria e a água, sempre farta, jorra de carrancas, em um tanque lajeado. As carrancas são figuras de aspectos disformes, comumente usadas em fontes, chafarizes e proas de barcos para espantar maus espíritos. A da fonte representa Netuno, Deus mitológico, senhor dos mares e das águas, que abastecia a população local de água limpa que brotava de sua boca. Algumas lendas também foram criadas sobre suas galerias subterrâneas. Dizem que servia de comunicação entre frades de uma igreja a outra. Também para transporte ou fuga de escravos e comércio ilegal de ouro e pedras preciosas. Outra lenda é sobre a serpente encantada, que reside nos túneis da galeria e cresce sem parar, e um dia destruirá́ a ilha de São Luís, quando a cauda encontrar a Cabeça. Fica localizada entre as Ruas do Ribeirão e dos Afogados.

Com a 'Nova Era" de tecnologias, sabemos que já existem milhões de aplicativos para smartphones disponíveis no mercado e nem sempre é fácil escolher um, e se for free então.

Essa semana quem tem iPhones recebeu uma dica da Apple: o fabricante do aparelho divulgou uma lista de 10 apps, muitos deles gratuitos, que "todo mundo deveria ter no celular. A lista vai desde um aplicativo para manter senhas seguras até os que ajudam a melhorar a selfie nossa de cada dia.

1. VSCO
Lançado em 2013, é o aplicativo favorito dos fotógrafos profissionais. Oferece mais filtros que o Instagram e ferramentas de edição mais sofisticadas, ainda que de uso simplificado.

Uma das vantagens é o fato de as imagens serem armazenadas em pastas personalizadas. Criada pela Visual Supply Co. está disponível de forma gratuita tanto para o sistema iOS quanto o Android.

2. 1Password
Para a Apple, trata-se do melhor programa para gerir senhas. Uma vez instalado, o aplicativo da AgileBits cuida de todas as senhas associadas aos diferentes programas e mesmo cartões de crédito, contas bancárias e caixas de e-mail.

Ela sincroniza as senhas através de uma conta no dropbox e estabelece uma espécie de chave mestra. Pode ser usado em computadores, tablets e relógios inteligentes. Existem versões gratuitas para iOS e Android, mas atualizações custam US$ 9,99.

3. Dark Sky
Em meio a muitos aplicativos de previsão do tempo, o Dark Sky promete dar um passo adiante: uma vez baixado, o programa envia informações avisando sobre temporais ou nevascas na região em que você se encontra. O Dark Sky foi desenvolvido em 2012 pela empresa Jackadam, por meio de uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Kickstarter.

4. Venmo
Trata-se de um serviço que permite usuário de smartphones fazerem transferências de dinheiro entre si. O aplicativo foi criado por Andrew Cortina e Igram Magdon-Ismail, que se conheceram quando eram estudantes na Universidade da Pensilvânia, nos EUA. Grande parte dos aplicativos da lista é gratuita
O app, que hoje pertence à gigante do ramo dos pagamentos eletrônicos Paypal, tem versões gratuitas tanto para Android quanto para iOS.

5. Replay Video Editor
O aplicativo já tinha sido destacado pela Apple em 2014 com um dos melhores programas disponíveis na App Store. Mas o que este editor de vídeo tem de diferente de concorrentes?

6. Runkeeper
Para quem gosta de correr, o RunKeeper pode ser um parceiro de treinos.

O aplicativo permite registrar corridas, cronometrar tempo e calcular informações como ritmo e batimentos cardíacos, além de permitir o estabelecimento de planos de treino e metas. Segundo a empresa FitnessKeeper, que criou o programa, o RunKeeper tem 45 milhões de usuários. É gratuito para iOS e Android.

7. Camera+
O app possibilita que usuários de iPhone e iPad tirem o que seus criadores chamam de "as melhores fotografias". Para isso, ele ajusta exposição e foco de forma independente e incorpora um estabilizador para manter o celular imóvel e produzir imagens mais nítidas.Outro recurso é fazer fotos e vídeos por controle remoto. O app custa US$ 2,99 para iPhone e US$ 4,99 para iPad.

8. Jet
Tanto Google quanto Apple destacaram o Jet em suas listas de melhores aplicativos em 2015. Sua proposta é mudar a forma com que fazemos compras. O aplicativo se vende com uma plataforma inteligente de compras, que propõe transformar custos integrados em descontos - custos de envio, por exemplo.

9. MSQRD
O MSQRD é "culpado" por muitos vídeos terem se tornado virais. O aplicativo permite modificar selfies e comprovar o resultado em tempo real. Para isso, basta baixar o programa e usar a câmara frontal do celular para tirar a foto.

10. BuzzFeed Video
A lista da Apple também conta com uma aplicação lançada pela empresa de notícias sociais e entretenimento com base em Nova York e que agrega os vídeos que produz. É gratuita tanto para iOS quando Android.

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, atraves da Superintêndencia de Homicidios e Proteção a Pessoa (Shpp), após investigar os homicídios consumados de Wagner Oliveira Ridrigues, Ronald da Silva Mendes e Ivan Pereira Santos  e as tentativas de homicídios de Josivaldo Silva Santos e  Edvaldo Pereira dos Santos, todos ocorridos no dia 12 de novembro de 2017, na  tv.do Campo, Pedrinhas-Maruain, cumpriu mandados de prisão temporária em desfavor de Emerson Winicius Cantanhede, vulgo "Loirinho da Vila Samara", e Adailson de Jesus Pereira,  vulgo "Dadai", ambos integrantes de facção criminosa que atua na área Estiva/Coqueiro.

Outros envolvidos estão sendo investigados e procurados para cumprimento de Mandados. As vítimas foram executadas, após serem enfileiradas em muro, sem que tivessem qualquer ligação com crimes ou desavenças com os autores.

Dando continuidade às ações de combate ao tráfico de drogas na capital, a  Polícia Civil, por intermédio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), prendeu, na tarde desta terça-feira (9), dois homens identificados por Paulo Arthur Silva de Jesus de 23 anos e Luís Felipe Santos da Silva de 18. Segundo a polícia com a dupla foi apreendido vários invólucros contendo uma substância semelhante ao crack (aproximadamente 300 gramas), balança de precisão e dinheiro em espécie em cédulas trocadas.

A operação deflagrada foi decorrente de denúncia, via aplicativo whatsapp, dando conta que os conduzidos estavam comercializando substâncias entorpecentes nas proximidades da residência que fica localizada na Travessa Pedreiras 2, Bairro São Cristóvão, São Luís/MA. Vale ressaltar que o suspeito Paulo Arthur, já responde a vários processos criminais, tendo sido preso, por pelo menos, três vezes.

Diante dos fatos descritos acima, os conduzidos foram encaminhados à sede da Senarc, onde foram autuados pela prática do crime de tráfico ilícito de drogas e associação para o tráfico. Após adoção dos procedimentos legais e de praxe, os presos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Pedrinhas, onde ficarão à disposição do Poder Judiciário.

Policiais Militares do 27º Batalhão da Polícia Militar de Rosário, prenderam uma quadrilha suspeita de realizar crimes de estelionato e saidinha bancária em todo o Estado.

A prisão ocorreu após um Policial Militar à paisana identificar na porta da agência bancária da caixa econômica em Rosário, dois homens suspeitos de cometerem o crime de estelionato e saidinha bancária recentemente na cidade de Santa Rita.

O policial entrou em contato com a guarnição de serviço, que ao se aproximar do local, foi percebida pelos suspeitos que empreenderam fuga em um veículo da marca Chevrolet, modelo Spin na cor branca, e placa vermelha, numeração OJB – 7965, da cidade de Itapecuru- Mirim.

A guarnição iniciou perseguição, interceptando e abordando o referido veículo logo em seguida onde se encontrava Meire Costa Freire, 45 anos, Rodrigo Corrêa da Conceição, 54 anos, e Domingos Martins, 46 anos, e com eles foi encontrado a quantia R$ 910,00 (novecentos e dez reais) em espécie, 03 (três) cédulas de identidade, 04 (quatro) cartões bancários, 01 (um) título eleitoral, 01 (uma) bolsa feminina e 01(um) vestido rosa.

Os suspeitos foram presos e encaminhados para delegacia regional de Rosário, onde em seguida apareceu vítima dos golpes. Segundo a Delegacia de Polícia Civil, os suspeitos escolhiam a vítima de acordo a quantia que elas sacavam sem se dar conta de estarem sendo observadas, em seguidas ele davam o golpe na saída do banco ou usavam cartões falsos de banco para sacar os benefícios.

A Polícia Civil de Arame-MA, subordinada a 15 Delegacia Regional de Barra do Corda, comandada pelo delegado Regional Renilto da Silva Ferreira, cumpriu nesta quarta-feira (4), um mandado de Prisão Preventiva em desfavor de um homem identificado por Adenilton Doia do Nascimento, vulgo “Smiliguido”, natural de Arame-MA, 30 anos, lavrador e casado.

A prisão do Adenilson foi decretada pela então Juíza da Vara Unica de Arame, Dra Selecina Henrique Locateli, após apuração em Inquérito Policial número 56/2017.

De acordo com a polícia Adenilson envolveu-se em relacionamento amoroso com uma criança M.B.R , de 11 anos de idade, com quem manteve relações sexuais, incorrendo assim no crime de estupro de vulnerável, tipifica o artigo 217-A do Código Penal Brasileiro.

O caso foi acompanhado pelo Conselho Tutelar e Ministério Público local.

A prisão do autor foi feita na residencial do mesmo, no Povoado Calumbi, zona rural, na cidade de Arame-MA, 425km da capital São Luís, Maranhao. 

A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim, prendeu em flagrante um homem identificado por Carlos Alberto Correa Mendes, de 18 anos, suspeito de tráfico de drogas. A prisão aconteceu ao meio dia desta quarta-feira (03).
 
Segundo informações policiais, os agentes encontraram na residência do acusado 13 embalagens individualizadas contendo maconha, uma porção individualizada de crack e uma porção de cocaína. Carlos Alberto ainda tentou esconder a droga, mas não conseguiu. Ele havia saído do presídio há cerca de nove dias acusado do mesmo crime. 
Página 1 de 18
Afiliada