segunda-feira, 27 de junho de 2022

G10 Editora

Novo Centro de Saúde da Família na Cohab

 A nova Unidade de Saúde da Família Cohab-Anil IV, que há mais de 10 anos não passava por qualquer intervenção, foi totalmente restaurada para melhor atender à comunidade. A medida integra o conjunto de ações do Projeto Municipal de Qualificação,Articulação e Fortalecimento da Atenção Básica, que, entre outras iniciativas,inclui a revitalização das unidades de saúde do município.

“A nossa meta é fortalecer e consolidar as ações na atenção básica à saúde, oferecendo serviços essenciais à prevenção de doenças e proporcionando à população da nossa cidade um acompanhamento com profissionais qualificados e mais próximos de casa. Priorizando ações como essa, evitamos o congestionamento dos hospitais de maior complexidade com problemas que podem ser tratados e acompanhados nas unidades básicas de saúde”, afirmou o prefeito.

A reforma da Unidade de Saúde da Família Cohab-Anil IV contemplou a melhoria estrutural de todos os ambientes da unidade, incluindo os consultórios, as salas de curativo, vacinação, nebulização, farmácia e triagem,além dos setores administrativos. A restauração contemplou ainda as instalaçõeselétricas e hidráulicas do prédio, e a climatização de todos os espaços.

No ato de descerramento da placa, o prefeito Edivaldo disse que está realizando um intenso trabalho de resgate e reestruturação das unidades de saúde municipais, para revitalizar dezenas de Unidades de Saúde que se encontravam em estado crítico e com serviços ineficientes. Ele reafirmou o compromisso de reorganização da máquina pública em todos os setores, para proporcionar bons serviços e atendimento de qualidade à população, como uma prioridade da atual gestão.

Edivaldo visitou todas as instalações reformadas da Unidade de Saúde e anunciou que entregará 14 unidades à população totalmente restauradas, até o final deste ano. No último sábado (13), o prefeito entregou à população a Unidade de Saúde da Família Turu II, no Conjunto Habitacional Turu, completamente reformada.

Diversas outras ações estão sendo executadas para promover a reestruturação da rede municipal de saúde, como as reformas e ampliações do Socorrão I e II, do Hospital da Criança, a aquisição de novas ambulâncias, as intervenções no Hospital da Mulher e o aumento da capacidade de atendimento em UTIs nas unidades de emergência. “Tudo isso representa um avanço significativo na área da Saúde no nosso município”, frisou o prefeito.

Participaram da solenidade de entrega da unidade de saúde, os vereadores Pavão Filho (PDT), Barbosa Lages (PDT), Osmar Filho (PSB)e Manoel Rêgo (PTdoB), além dos secretários Helena Duailibe (Saúde), Robson Paz(Comunicação), Olímpio Araújo (Desportos e Lazer), Breno Galdino (Segurança com Cidadania), o presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur),Luis Carlos Borralho.

 

ATENDIMENTO

Localizado na Rua Barão de Monção, a Unidade de Saúde da Família Cohab-Anil IV possui sete consultórios para atendimento em clínica médica, pediatria e enfermagem. O Centro dispõe ainda de espaços para a realização de exames preventivos de câncer de colo de útero, além de ações dos programas de combate à hipertensão e diabetes (HiperDia), Tuberculose e Hanseníase. A unidade também disponibiliza atendimento odontológico e uma Central de Marcação de Consultas para agendamentos no turno matutino de segunda a sexta-feira.

Segundo a titular da Secretaria de Saúde (Semus), Helena Duailibe, todas as ações na área visam proporcionar um atendimento qualificado e humanizado à comunidade. “Estamos trabalhando em todas as esferas de assistência à saúde da população, com ações integradas de fortalecimento tanto da atenção básica como também no atendimento às áreas de urgência e emergência,a exemplo do incremento proporcionado ao SAMU e a ampliação da capacidade de atendimento em UTIs municipais”, afirmou a secretária.

– Publicidade –

Outros destaques