quinta-feira, 18 de agosto de 2022

O bairro Cohatrac é centro de desenvolvimento econômico em ascensão e atrai investimentos

A economia pujante e o desejo das pessoas consumirem no próprio local onde vivem, impulsionado desde o início da pandemia

O ano era 1978, quando as primeiras casas começaram a ser entregues em uma região, até então, pouco explorada para a moradia em São Luís. Construídas ao longo de três anos pela Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores do Comércio, as residências formavam o conjunto cujo nome reunia as iniciais da Cooperativa.

Com um total de 875 casas, nascia ali o Cohatrac I, onde passaram a residir cerca de 2.600 habitantes inicialmente. Em menos de 10 anos, até meados de 1984, o Cohatrac já era um dos bairros mais populosos da cidade, com quatro conjuntos habitacionais ao todo.

O crescimento populacional, que teve continuidade, com a entrega do Cohatrac V e vários outros conjuntos adjacentes, impulsionou a vocação natural daquela população original: o comércio, especialmente, o varejo. Alguns dos moradores mais antigos lembram que os primeiros negócios a abrirem as portas no bairro eram voltados ao suprimento de alimentação, como pequenos mercados, mercearias e sacolões, por exemplo.

Mas hoje, com uma média de 60 mil habitantes espalhados em 20 conjuntos adjacentes, pela estimativa do IBGE, o bairro conta com uma das estruturas de negócios mais arrojadas da cidade e, por isso, é considerado autossuficiente por quem vive no local.

O comércio variado da região inclui shopping, supermercados, farmácias, frigoríficos, papelarias, depósitos de material de construção, restaurantes, postos de saúde, clínicas, hospitais, escolas, academias, floriculturas, bares e salões de beleza são só alguns dos empreendimentos mais comuns na estrutura de serviços do bairro, que também oferece boas opções de lazer e pontos gastronômicos badalados.

Lazer e entretenimento

A economia pujante e o desejo das pessoas consumirem no próprio local onde vivem, impulsionado desde o início da pandemia, têm atraído para o Cohatrac investimentos milionários. Um exemplo disso é a inauguração de uma rede nacional de cinemas, que abre as portas esta semana no Shopping Passeio, localizado no Cohatrac IV.

Rede nacional de cinemas inicia operações em São Luís com inauguração da mais nova unidade no Cohatrac

Com um investimento de R$3,2 milhões, o CineX tem duas salas e cerca de 320 lugares. A rede escolheu começar pelo Cohatrac com base nos aspectos sociais e econômicos de um dos maiores conjuntos habitacionais da capital maranhense.

Para Adriano Oliveira, CEO da Neo Negócios e Investimentos, responsável pelos cinemas CineX, a chegada da rede à cidade promete marcar a forma de se viver a experiência do cinema convencional. “Com cinco unidades em outros estados do Brasil e mais duas prestes a inaugurar, o CineX abraça a cultura, leva entretenimento de qualidade e aborda questões sociais que precisam de atenção. Não apenas exibimos filmes, entregamos sonhos e oportunidades às pessoas”, destaca o empresário.

– Publicidade –

Outros destaques