sexta-feira, 29 de março de 2024

O IBGE divulgou a Pesquisa Nacional que mostra queda na taxa de desemprego com recuo para 13,2%

O IBGE divulgou a Pesquisa Nacional por amostra de domicílios (PNAD) contínua apresentou a taxa de desemprego que sofreu um recuo para 13,2% no trimestre encerrado em agosto, com 13,7 milhões de pessoas em busca de um trabalho no país.

A ocupação por carteira assinada foi de 1,1 milhão de trabalhadores (4,2%) no setor privado (31 milhões). Já na ocupação informal apresenta uma recuperação significativa. Em um ano a população ocupada total expandiu em 8,5 milhões de pessoas, sendo que desse contingente 6,0 milhões eram trabalhadores informais. A taxa de informalidade subiu 40% no trimestre encerrado em maio e no trimestre encerrado em agosto ficou em 41,1%, totalizando 37 milhões de pessoas.

Os postos de trabalho informais também avançaram, com a manutenção da expansão do trabalho por conta própria sem CNPJ e do emprego sem carteira no setor privado. O trabalho informal inclui trabalhadores sem carteira assinada (empregados do setor privado ou trabalhadores domésticos), sem CNPJ (empregadores ou empregados por conta própria) ou trabalhadores familiares auxiliares.

– Publicidade –

Outros destaques