terça-feira, 4 de outubro de 2022

O que são os números reais das pesquisas de intenção de votos?

Além das polêmicas apresentadas, trocadas, negociadas no interior do mundo jornalístico e político os resultados da última Pesquisa Exata trouxeram novos números. O senador Weverton Rocha (PDT) retomou, segundo o instituto, a liderança do pleito, marcando 29% das intenções de voto.

As pesquisas anteriores apresentaram uma virada do governador Carlos Brandão (PSB), que agora volta para o segundo lugar com 24% de eleitores que votam nele. Na sequência aparecem o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Lahesio Bonfim (PSC) 14%; Edivaldo Holanda Junior (PSD) 11%; Simplício Araújo 2%; Hertz Dias (PSTU) 1% e

Enilton Rodrigues (PSOL) que não pontou 0%. Temos ainda 6% de votos brancos e nulos e 13% de indecisos.

O exército do governo saiu correndo em busca de motivos (e soldados) para contestar, rebater e desacreditar a pesquisa da Exata. Como, por exemplo, o Secretário de Comunicação Ricardo Cappelli que disse através do twitter “Será que alguém ainda acredita em pesquisa fake? Há quem diga que essa ‘mentirinha’ mobiliza os políticos. Será Alguém ainda cai nesta manobra primária? Todos têm os números reais”.

Em matemática existe uma categoria chamada de Números Reais e eles incluem os chamados Números Naturais (0, 1, 2, 3, 4, 5,…); os Números Inteiros (… -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,…); os Números Racionais (…,1/2, 3/4, –5/4…) e os Números Irracionais (…,√2, √3,√7, 3,141592….)

Isto posto, vamos ao racionalismo dos números reais. Parece que os números reais estão, neste caso, mais ali entre os Números Irracionais, seria a “raiz quadrada de qualquer coisa”; e, a gente sabe, raiz quadrada nem sempre existe. No dia 03 de maio o mesmo secretário Cappeli escreveu: “Os dados indicam o crescimento consciente de Lahésio Bomfim (PSC) no Maranhão. Até o final de maio é provável que ele já esteja em segundo lugar nas pesquisas”. Ou seja, maio já foi…

Independente da profundidade da matemática, os movimentos políticos são imprevisíveis. Por isso o “lugar comum” sempre adverte que “pesquisa demonstra uma tendência de momento”, e esse momento pode ser pequeno e se desfazer… antes de outubro, antes de maio…

Ouros números reais (o conjunto é grande) mostram que no segundo turno (que não seria com Lahésio Bonfim) o senador Weverton Rocha venceria com 43% das intenções de voto, contra 37% do governador Carlos Brandão. Agora é esperar as próximas pesquisas…

– Publicidade –

Outras publicações