terça-feira, 13 de maio de 2025

Revitalizações de praças serão iniciadas no segundo semestre

Foto: Divulgação / Governo do MA

44 projetos de revitalização de praças estão previstas pelo programa do Governo Federal de Aceleramento ao Crescimento Cidades Históricas em São Luís. Algumas delas já foram recentemente reformadas, como as praças da Alegria, Pantheon, Deodoro e Joãozinho Trinta. Essas são consideradas o maior investimento do Governo Federal dos últimos 35 anos em São Luís.

Dentre os projetos, sete já foram entregues e oito estão em andamento. As obras do Largo do Carmo e da Praça João Lisboa são algumas das previstas e serão realizadas ao mesmo tempo por uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Prefeitura de São Luís e a Vale. A previsão de início é para o segundo semestre deste ano.

“Além dessas duas obras, uma nova praça também será feita no terreno em frente ao Convento das Mercês. O investimento será de R$11 milhões” explica Maurício Itapary, Superintendente do IPHAN.

Prazo de entrega

A Rua Grande, considerada o maior centro comercial da capital, será entregue em julho, segundo informação do IPHAN. A obra atrasou a entrega, que estava prevista para março, por causa das chuvas.

Já na Rede Ferroviária Federal (RFFSA), as obras ainda não começaram. Segundo o Superintendente do Instituto, é necessário que seja feito primeiro os projetos dessas 44 ações.

Programa

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é executado com recursos do Governo Federal, fiscalizado pelo IPHAN, e nas cidades contempladas é feita uma parceria com as Prefeituras, Governos Estaduais, Universidades Públicas e empresas multinacionais.

*

Veja a matéria completa exibida pelo Jornal da Guará

 

– Publicidade –

Outros destaques