sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ocupação de leitos da covid-19 chega a 98% em SL; 1005 estão recuperados

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, subiu para 4.227 o número de casos confirmados da covid-19 no Maranhão. Dessa quantidade, mais de mil pessoas (1005) já estão recuperadas. Um dado que preocupa é a taxa de ocupação de leitos específicos para tratamento do novo coronavírus: 98% dos leitos estão com pacientes.

Com relação aos profissionais da saúde, 525 foram infectados, mas 420 já estão recuperados.

Foram 187 novos casos em relação ao boletim anterior e 12 mortes a mais também em relação ao boletim do dia 2 de maio. No total, o estado possui 9.193 casos suspeitos da covid-19; já foram descartados 4.833 casos.

Os dados continuam reforçando que, embora haja maior letalidade entre os idosos, são pessoas mais jovens que estão carregando o vírus. O número de casos por faixa etária alcança maiores números absolutos entre pessoas com idades entre 30 e 39 anos (1175 casos).

O dado levanta ainda mais a máxima de que, uma saída de casa para quem é mais jovem pode não ser letal, mas quando essa pessoa volta pra casa com o vírus e passa para o avó, avó ou alguém com mais idade com quem mora, o organismo dessa pessoa pode demorar mais para reagir, culminando na morte.

Por conta da curva ascendente de casos no Maranhão o governador determinou o fechamento da Rua Grande na semana passada, por estarem sendo registradas “aglomerações injustificadas”. Como medida máxima de isolamento, a Vara de Interesses Difusos e Coletivos determinou a implementação do lockdown (bloqueio total) na região metropolitana de São Luís. Esse é o primeiro local do Brasil a adotar essa medida.

– Publicidade –

Outros destaques