sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Oficinas de alimentação saudável: incentivo à criação de memórias e afetos 

Todos precisam ser incentivados desde cedo a consumir alimentos saudáveis. Para contribuir com esse processo, o Serviço Social da Indústria (SESI-MA) está promovendo uma série de oficinas para crianças e adolescentes. Um time de nutricionistas ensina como escolher alimentos, as combinações entre eles e como fazer receitas saborosas em casa, com os pais. No dia 21 de janeiro, crianças de 8 a 12 anos colocam a mão na massa na oficina Mini Chef, das 9h às 11h. E à tarde será a vez de quem tem entre 5 e 7 anos, das 14h às 16h, no SESI Clube Araçagi.  

A nutricionista do SESI, Emanuele Caracas, explica que é necessário insistir na apresentação dos alimentos saudáveis para as crianças desde cedo. Quando falta paciência ou conhecimento dos pais e/ou cuidadores é muito provável que um suco natural seja substituído por um refrigerante ou uma fruta por chocolate. “Cozinhar junto com a criança cria conexões e memórias afetivas que a pessoa vai guardar para sempre, como um cheiro ou um sabor de uma comida preparada em casa”, frisou a nutricionista.  

Devido a uma alimentação desregrada em casa e muitas vezes na escola, as crianças estão desenvolvendo problemas de saúde como obesidade e diabetes. Corantes, conservantes, sódio e açúcar estão na base dos alimentos industrializados. Se antes as crianças gastavam energia correndo e andado de bicicleta, especialmente nas férias, hoje consomem horas de TV e celular.  

Ana Cleide levou a neta Ana Eugênia, de 5 anos, para participar da oficina. A menina adora brincar de fazer comida e é incentivada pela mãe. “Eu gosto muito de cozinhar e costumo ir para a cozinha com meus netos. Isso ajuda a criar vínculos mais fortes com eles e os incentiva a ter prazer pela alimentação, pois comida é amor, é memória”,  disse Ana Cleide.  

O garoto Adrian Lincoln, 7 anos, foi levado pela mãe. Perguntado sobre qual receita queria aprender, Adrian não hesitou: “quero fazer as panquecas que a minha mãe prepara em casa”. A mãe dele, Charleia Silva, disse que a oficina de alimentação saudável é uma boa opção para as férias. “Apesar dele se alimentar bem no geral, nas férias sempre come mais e ganha algum peso. Hoje as crianças têm foco no celular. Saber a importância dos alimentos, das vitaminas e ter a oportunidade de interagir com outras crianças e cozinhar é maravilhoso”, aprovou Charleia.  As últimas oficinas Mini Chef destas férias acontecem no dia 21 de janeiro, no SESI Clube Araçagi. Para crianças de 8 a 12 anos a oficina, com contação de história, demonstração dos alimentos e preparação de receitas, acontece das 9h às 11h. E à tarde será a vez de quem tem entre 5 e 7 anos, das 14h às 16h. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (98) 99145-6068.

– Publicidade –

Outros destaques