Coletivos voltaram a circular na manhã desta sexta-feira (30) em São Luís. Eles haviam sido recolhidos na noite de ontem (29) após ataques a ônibus que ocorreram em diversos bairros da capital. Ao todo, 15 ações criminosas foram registradas. Uma escola teve uma sala consumida pelo fogo e uma viatura do Corpo de Bombeiros também foi atacada. Na Nova Aurora, Pedra Caída, Recanto Vinhais e Forquilha, os coletivos ficaram completamente destruídos após ataques.
Outras tentativas também foram registradas nos bairros Vila dos Nobres, Jota Lima, João Paulo, Jardim Tropical, Vila Industrial, Jambeiro, Mauro Fecury, Vila Luizão e Vila Isabel Cafeteira. Porém, felizmente, nenhuma dos atos de vandalismo deixaram feridos.
Ainda na noite de ontem o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) reafirmou que manteria a frota circulando normalmente nesta sexta-feira e repudiou “a ação criminosa de facções que tem causado a destruição de diversos ônibus na capital”. O Sindicato também ressaltou que “quem mais sofre com tudo isso é a população que trabalha, paga impostos e acaba sendo prejudicada com a destruição dos ônibus e ainda, por ter a vida coloca em risco”.
O Sindicato dos Rodoviários do Maranhão também se pronunciou informando que determinou o retorno imediato às garagens. “O recolhimento dos coletivos se faz necessário diante da insegurança que tomou conta da capital, desde o início da noite desta quinta-feira. Os ônibus só devem voltar a circular, a partir do momento que situação estiver controlada”, dizia a nota.
O Sindicato também informou que fará uma reunião às 9h30 desta sexta-feira para decidir se a frota de ônibus será reduzida.