Um ônibus que levava jornalistas que deixaram o Parque Deodoro até o Parque Olímpico, ambas instalações da Rio 2016 na zona oeste, foi atingido por supostos disparos nesta terça-feira (9). A suspeita é de que tiros possam ter atingido janelas do coletivo, o que assustou 12 profissionais (três brasileiros e nove estrangeiros) que estavam a bordo.
Dois estrangeiros foram atingidos por estilhaços de janelas que se quebraram e tiveram ferimentos leves. O jornalista Bernardo Cruz, do jornal Lance, que voltava de cobertura das competições de basquete, relatou que o coletivo trafegava pela Transolímpica, quando ele escutou um barulho alto.
— Ouvi um estrondo forte e pensei que alguém havia deixado cair um equipamento. Ato contínuo, olhei para trás e vi um jornalista da Bielo Rússia se jogando no chão.
Os passageiros então se lançaram ao chão aos gritos de “é bala, é bala”. Segundo Bernardo, não é possível dizer se o ônibus foi alvo de balas perdidas ou pedras (segundo ele, projéteis não foram encontrados). Após o incidente, policiais militares acompanharam o veículo até o Parque Olímpico. O coletivo deve ser agora submetido a perícia.
Em nota, o Comitê Rio 2016 afirmou que “ônibus será submetido a perícia oficial pela polícia” e não indicou que tipo de incidente pode ter ocorrido: se o coletivo foi alvo de tiros, pedradas ou se os danos ocorreram por outro motivo.
Confira a íntegra do texto do Comitê:
“Segundo relato do motorista, um dos ônibus do sistema de transporte de mídia deixou a Arena da Juventude, em Deodoro, por volta das 19h30 desta terça, 9 de agosto, em direção ao Parque Olímpico da Barra.
Ao se deslocar pela via expressa Transolímpica, nas proximidades de Curicica, o motorista ouviu um barulho de dentro do ônibus que pensou ser da queda de um equipamento de fotografia.
Imediatamente, olhou pelo espelho retrovisor e percebeu que os passageiros estavam deitados no chão.
Continuou a dirigir por alguns metros até avistar uma viatura de polícia e parar.
Neste momento, percebeu que dois vidros do mesmo lado do ônibus estavam quebrados.
Retomou o percurso sob escolta da viatura e, com o deslocamento, os vidros das janelas quebradas começaram a ceder.
Após chegar ao Centro de Mídia, constatou que dois passageiros apresentavam ferimentos leves causados pelos estilhaços de vidro.
O motorista prestará depoimento à polícia ainda esta noite acompanhando por um gerente de Segurança do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Também esta noite o ônibus será submetido a perícia oficial pela polícia. Os resultados preliminares serão divulgados assim que estiverem prontos.
O Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA) do Exército e a Polícia Militar informaram que aumentaram o patrulhamento na região.”