terça-feira, 23 de abril de 2024

OPINIÃO: As relações perigosas: desejo e repulsa na política de São Luís

2016 também ficará registrada como a eleição do desejo frustrado. Por dois candidatos marcantes, por motivos diferentes. Primeiro o deputado Bira do Pindaré, candidato com bases, com apoio popular e dos companheiros de partido e principalmente, pela imensa vontade e coragem de ser candidato a prefeito de São Luís.

Frustrado por conta do dono do partido, o senador Roberto Rocha, que ignora radicalmente a vontade de todos, incluindo a do próprio Bira, do deputado federal e ex-governador Zé Reinaldo, do presidente do diretório estadual e prefeito de uma das maiores cidades do estado Luciano Leitoa, sem contar com a quase totalidade dos membros do partido.

Com uma marca considerável nas pesquisas, o deputado Bira do Pindaré não se entrega. Briga com todas as armas. Esta semana, inclusive, acionou a justiça contra o partido (ou contra a vontade unilateral vigente no partido).

No contrapé está o médico, advogado e jornalista João Bentivi, filiado ao PHS, um dos partidos mais cobiçados para coligações. Ele quer ser candidato a prefeito. Mas não empolga o partido. Não tem o apoio dos pré-candidatos a vereador, aparece nas pesquisas de forma ínfima e nos dias mais fundamentais, que são os do período das convenções partidárias ele viaja para Buenos Aires, onde vai permanecer de 16 a 27 de julho. Se voltar na data marcada, pelo menos vai pegar os últimos dias da temporada de convenções. Isso se ainda estiver no PHS.

Fala-se, às vezes, à boca miúda, outras aos gritos, que a grande vontade dos pré-candidatos a vereador, dos dirigentes do PHS e do deputado Carlinhos Florêncio seria caminhar ao lado da deputada Eliziane Gama.

Eliziane tem mostrado clareza na posição dela e dos partidos da futura coligação. Afirma que está aberta a conversas com todos os partidos que queiram integrar o projeto. E o PHS se encaixa bem nas propostas da popular socialista.

Parece que quem não se encaixa é grupo Sarney. Inclusive o senador João Alberto andou declarando em alto e bom som que nada tem com Eliziane.

– Publicidade –

Outros destaques