terça-feira, 21 de março de 2023

OPINIÃO: Eleitor de Paço não quer condenados na justiça

Muito interessante a pesquisa do Instituto Data M realizado no município de Paço do lumiar, no começo do mês e divulgada hoje. A pesquisa contratada pelo Blog Marrapá apresenta um cenário completo da disputa pela prefeitura da cidade. O vencedor é o ex-deputado Domingos Dutra, que coloca quatro pontos e meio entre ele e o segundo colocado Gilberto Aroso.

O grande perdedor é o atual prefeito Josemar Sobreiro, que parece ser uma espécie de vade retro da população em absolutamente todos os cenários, em todos os bairros, em todas as idades, em todos os níveis salariais. Ou seja: a administração de Sobreiro é um desastre total. Ele sai vencedor em um cenário: o da rejeição. Quando se pergunta ao cidadão em quem não votaria de jeito nenhum, Sobreiro alcança 62,6% dos entrevistados.

A briga está mesmo entre Dutra e Aroso. No resultado final, com o cenário mais amplo da pesquisa estimulada, Dutra marca 33,1% contra 28,6% de Aroso. Até a rejeição é semelhante, sendo Dutra com 9,4% e Aroso com 8,3% de eleitores que não querem nem saber deles.

Mas vamos aos detalhes: Gilberto Aroso leva vantagem sobre Dutra na parcela da população que ganha até um salário mínimo, ficando assim: Dutra 11,9% e Aroso 15,6%. Na segunda faixa que vai de um a dois salários, o que me parece ser a maioria dos moradores da área, o quadra muda, ficando Dutra 21,4% e Aroso 8,9%, ou seja, bem mais que o dobro. Outro detalhe bem significante é o cenário do Maiobão, o mais populoso dos bairros do município. Ali, Dutra ganha também com bem mais que o dobro: Dutra 23% da preferência do eleitor contra 9,8% pra Aroso. Se juntarmos a faixa salarial com mais gente e o bairro mais populoso a tendência é a vantagem de Dutra crescer.

Um dado pode ser certeiro na eleição de Paço do Lumiar. Quando se pergunta ao eleitor se ele “votaria num candidato condenado pela Justiça ou indiciado pela Operação Lava Jato” simplesmente 95,7% dos pesquisados afirmar que não votariam.

Gilberto Aroso tem uma condenação na justiça e contas reprovadas no TCE. Caso ele consiga protelar os processos e ser candidato, vai concorrer sub judice e ainda vai ter que enfrentar este eleitor que não quer saber de condenados, porque, certamente, os adversários vão tratar de informar a todos da condenação. 

– Publicidade –

Outros destaques