quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

OPINIÃO: Pesquisa Guará, a primeira de 2016

A Pesquisa TV Guará/Fiema, realizada pelo Instituto Exata, tem credibilidade no Maranhão, afinal acertou na mosca o resultado final das eleições para governador em 2014. Mas isso não acontece à toa! O trabalho duro e criterioso de monitoramento daquele ano começou em maio e seguiu até próximo do pleito.

Há mais de dois meses do início da campanha e há quatro da votação, a TV Guará reinicia sua missão. No último final de semana divulgou a primeira pesquisa para prefeito da capital maranhense. É verdade que a pesquisa ainda não aponta um cenário político definido. Ainda mais este a ano, onde o quadro tende a ser bem mais complexo que o da disputa para governador.

Mas alguns sinais podem servir de baliza ou alerta para os pré-candidatos, além de tentar trazer, mesmo que aos poucos, a população para o debate político.

O primeiro deles diz respeito ao alto índice de indecisos na espontânea. Mais da metade dos eleitores ainda não sabe em quem vai votar. Dado ruim para quem sonha com reeleição. Mesmo utilizando o tempo de inserção na TV nos 14 partidos alinhados, Edivaldo Holanda Junior segue empatado com Eliziane Gama na estimulada, tem alta rejeição e perde praticamente em todos os duelos.

Além disso, seus rivais diretos tendem a crescer a medida que aumentam sua exposição na mídia, nos bairros e selam alianças partidárias.

Eliziane Gama, por exemplo, que já foi candidata à prefeita e foi eleita deputada federal nas eleições passadas com ampla margem de votos, ganhou musculatura com o apoio do PSDB.

E Wellington do Curso, que aparece com baixa rejeição na pesquisa, pode superar a pecha de um mero fenômeno midiático e decolar como uma terceira via.

Fora isso, Bira do Pindaré e Eduardo Braide tendem a elevar sua pontuação nas intenções de votos com os debates ou sabatinas no rádio e TV.

Sem falar que o tempo da campanha oficial será mais curto e o dinheiro mais magro. Neste cenário, corpo a corpo, Teti-a-teti  e alta dose de resolutividade podem fazer toda a diferença.

– Publicidade –

Outros destaques