terça-feira, 10 de dezembro de 2024

OPINIÃO: São Luís e a guerra da miséria

Estes dias, temos visto uma discussão absurda que envolve recém nascidos doentes e mães espalhados pelo chão de hospitais lotados. E sobre eles, a despeito de sua consciência e sua dor, a luta vã de defensores de candidatos na tentativa de explicar o inexplicável, justificar o injustificável.

Chega um tempo que não se mais: meu Deus.

Assim começa o poema “os ombros suportam o mundo”, de Carlos Drummond de Andrade. E termina dizendo

Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.

A vida apenas, sem mistificação.

Se pegarmos o primeiro parágrafo que conta a história de uma mãe dormindo com seu bebê doente no chão de um hospital, e cercada por bebês amontoados sobre macas, é uma cena da guerra capital travada entre a realidade e as possibilidades. O segundo parágrafo, com os versos de Drummond revela a capacidade humana de estar e suportar um mundo real do qual não se foge.

E o que há de realidade e verdade nesse mundo de realidades que espalham recém nascidos por lugares indevidos enquanto o dia passa, alguns morrem  e outros nascem e a vida segue seu caminho a terçados e tropeções?

Ou podemos lembrar-nos de Pierre Bordieu, que analisou as verdades e realidades culturais e disse que “Se há uma verdade é que a verdade está em jogo nas lutas”. Afinal os bebês estão lá! A mãe está no chão e os idosos fazem fila na madrugada.

Talvez possamos usar termos mais duros e dizer que as campanhas políticas viraram um antro de desumanidades. Quando um médico vem justificar que o chão é “a escolha de uma mãe que temia que seu bebê caísse de uma maca estreita”, talvez possamos, mais a frente, justificar a fome e os genocídios.

As palavras nunca repetem os sentimentos reais.  A única possibilidade das palavras é representar. E as representações não são as coisas. Mas querer fazer crer que uma mãe e uma criança no chão de um hospital é uma representação é demais.

Havia uma mãe e um bebê “acomodados” no chão de um hospital e isso está errado, não é “uma verdade em jogo nas lutas”. Chegou um tempo em que a vida é uma ordem e não tem que suportar tudo que lhe é impingido. 

 

Fique ligado nas principais notícias pelas nossas redes sociais. Curta a TV Guará no Facebook e siga também no Instagram e Twitter. Tem alguma denúncia? Mande suas informações para o nosso whatsapp pelo número (98) 99103-2323 ou via portal@tvguara.com.

– Publicidade –

Outros destaques