quarta-feira, 17 de julho de 2024

Oportunidades! Abertas inscrições para a Escola de Eletricistas 2023

Com mais de 400 alunos formados no ano de 2022, nos estados de Maranhão, Amapá, Alagoas, Pará e Piauí, o programa Escola de Eletricistas do Grupo Equatorial, que tem como objetivo a formação gratuita de pessoas para atuação no setor de distribuição de energia elétrica, volta em 2023 com novas oportunidades de qualificação profissional. No Maranhão, os cursos, ministrados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), serão disponibilizados em São Luís e em Imperatriz. O edital foi lançado nesta segunda-feira (29) e as inscrições poderão ser realizadas nos dias 05 e 06 de junho de 2023, por meio do link: https://encr.pw/EscolaEletricistasMA

Serão ofertadas 50 vagas, sendo 25 em São Luis e 25 em Imperatriz. A capacitação é direcionada para jovens e adultos maiores de 18 anos que possuam diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B definitiva e dentro do prazo de validade.

Inclusão e Diversidade é uma das marcas da escola de eletricistas que iniciou no ano passado criando uma oferta de 35% de vagas exclusivas para mulheres, e mantida para esse ano, reforça o compromisso do Grupo com a garantia da representatividade feminina e igualdade de gênero nas operações do setor elétrico.

O presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, destaca a importância desta iniciativa, que contribui para a transformação na vida das pessoas e impulsiona a promoção do desenvolvimento social. “Essa é uma iniciativa valiosa para nós e que tem como objetivo criar empregos e gerar renda por meio da formação técnica de novos profissionais do setor elétrico. Nossa expectativa é fomentar o conhecimento, além dos aspectos técnicos, incluindo habilidades comportamentais altamente valorizadas no mercado de trabalho atual. E isso é um diferencial para esses futuros profissionais, que terão a oportunidade de saírem prontos para serem absorvidos pelo mercado de trabalho”, afirma.

Sobre o curso e oferta de ajuda de custo mensal

A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que visa apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida, ampliando a empregabilidade dos participantes. A duração aproximada do programa é de três meses e meio e, durante esse período, será ofertada uma ajuda de custo mensal para auxiliar o aluno na conclusão da formação.

Além de expandir a oferta de turma para a cidade de Imperatriz, em 2023, a Escola de Eletricistas contará com a execução de aulas práticas que serão realizadas em Centros de Treinamento (CT’S) que possuem redes elétricas didáticas que foram especialmente construídas para o curso profissionalizante.

Para as pessoas que passaram pela Escola em 2022 as mudanças são nítidas. “A Escola de Eletricistas foi um divisor de águas em minha vida. Agradeço a Equatorial por essa oportunidade. Após a conclusão do curso participei de um processo seletivo e logo fui aprovada. Atualmente, trabalho em uma empresa parceira e me sinto realizada com o que eu faço. Trabalhar todos os dias para levar qualidade de vida por meio da energia é muito gratificante”, relata a egressa Naianna Paula da Silva.

Sustentabilidade – O Escola de Eletricistas é um programa que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o 4 que visa promover educação de qualidade, mas também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), até 2030. Todos esses compromissos reforçam o objetivo maior do Grupo Equatorial em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e um futuro cada vez melhor.

Etapas da seleção

O processo seletivo do Escola de Eletricistas 2023 será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A divulgação da lista de candidatos aptos para a realização da prova objetiva, tendo como critério o atendimento aos requisitos estabelecidos no Edital, será realizada no dia 07/06/2023. A Equatorial Maranhão reforça que as inscrições poderão ser encerradas antes da data prevista, obedecendo o limite de 200 candidatos (as) por localidade. O regulamento completo está disponível no site: https://encr.pw/EscolaEletricistasMA

– Publicidade –

Outros destaques