quinta-feira, 28 de março de 2024

Órgãos públicos se unem para combater trabalho infantil em cemitérios

cemiterio

A campanha “Eu não compro; Eu não Contrato, Eu não aceito Exploração do Trabalho Infantil” tem ganhado visibilidade, depois de ser vista nos principais cemitérios da capital maranhense. Órgãos públicos estão se unindo para combater essa prática. O objetivo é intensificar as ações de prevenção e combate ao trabalho infantil durante o período que antecede o do Dia de Finados.

Nesta segunda-feira (29) ocorre uma palestra com famílias do entorno do Cemitério Parque da Saudade , Vinhais, nas dependências da UEB Menino Jesus de Praga. A diretora dessa escola disse que na semana do feriado as crianças não vão para a aula, já que ficam trabalhando no cemitério.

Na próxima terça-feira (30), ocorre ato para assinatura de acordo de cooperação mútua na Superintendência Regional do Trabalho no Estado do Maranhão (SRTB-MA), para a prevenção e erradicação do trabalho infantil nos cemitérios da Região Metropolitana de São Luís, considerando que a pauta em questão é um problema social.

Assinarão a cooperação mútua o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil do Maranhão (FEPETIMA), a Superintendência Regional do Trabalho no Estado do Maranhão (SRTB-MA), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA) e a União de Conselheiros (as) e ex Conselheiros (as) Tutelares do Maranhão (UNICECTMA).

A campanha se estende até o dia 2 de novembro, nos Cemitérios do Gavião, Parque da Saudade, São Raimundo (Anjo da Guarda) e São Cristóvão e tem como público-alvo, crianças que executam serviços de limpeza e manutenção nos jazigos.

Segundo PNAD de 2016, 144 mil crianças e adolescentes estavam em situação de exploração de trabalho no maranhão, a maior parte deles na atividade rural.

Riscos das crianças que trabalham em cemitérios

Prováveis Riscos Ocupacionais: Esforços físicos intensos; calor; riscos biológicos (bactérias, fungos, ratos e outros animais, inclusive peçonhentos); risco de acidentes e estresse psíquico.

Prováveis Repercussões à Saúde:  Afecções músculo-esqueléticas(bursites, tendinites, dorsalgias, sinovites, tenossinovites); ferimentos; contusões; dermatoses ocupacionais; ansiedade; alcoolismo; desidratação; câncer de pele; neurose profissional e ansiedade.

– Publicidade –

Outros destaques