sexta-feira, 19 de julho de 2024

Parceria entre Detran-MA e Hemomar reforça estoque de sangue para o Carnaval

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Hemomar realizou campanha nos dias 3 e 4 de fevereiro, afim de aumentar o estoque de sangue para atender a demanda do período de carnaval.

A unidade móvel do hemocentro atendeu durante esses dois dias no estacionamento do Detran e conseguiu coletar 49 bolsas, quantidade considerada razoável para essa primeira experiência.

No período carnavalesco, o número de acidentes com veículos cresce muito e, segundo o diretor geral do Detran, Antônio Nunes, foi por isso que o órgão buscou parceria com Hemomar, para estimular a doação e aumentar o estoque para reforçar os atendimentos hospitalares.

A presença do Hemomar no departamento abriu a programação especial de coleta externa para o Carnaval. Infelizmente, no Carnaval o número de acidentes cresce muito, então, buscamos essa parceria inédita com o Hemomar para estimular a doação de sangue e assim reforçar o estoque para atendimento aos hospitais?, explica o diretor geral do Detran, Antônio Nunes.

Para a coordenadora de coleta externa do Hemomar, Valma Costa, a realização de uma parceria como essa é fundamental. Em feriados longos, como o Carnaval, aumenta muito a demanda por sangue nos hospitais de urgência e emergência?, alerta a coordenadora.

O Hemomar atende, hoje, toda a Região Metropolitana de São Luís e, cerca de 20 municípios próximos, daí a necessidade constante de realizar campanhas para atrair mais doadores. Em janeiro, o estoque de bolsas no hemocentro maranhense caiu 50% em comparação ao mesmo período do ano passado.

A unidade móvel de coleta externa estará, no sábado (7), na Igreja Batista Alvorecer (São Bernardo); e, no período de 11 a 12, na base da Aeronáutica, no Tirirical.

– Publicidade –

Outros destaques