quinta-feira, 28 de março de 2024

Parceria garante comercialização de ostras produzidas por pescadores de Humberto de Campos

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), celebrou parceria com o Mateus Supermecados para comercialização das ostras produzidas no projeto Unidade Demonstrativo de Cultivo de Ostras em Mesas Fixas, realizado na colônia de pescadores de Humberto de Campos.

Implantado em novembro de 2015, o projeto comemora agora a primeira produção, de 900 dúzias de ostras, que estão sendo inseridas no mercado através da articulação da Sagrima com supermercados e restaurantes de São Luís.

De acordo com a coordenadora de Apoio à Aquicultura da Sagrima, Isabela Neiva Moreira, o objetivo é apresentar o produto ao mercado e articular demanda para a produção regular nos municípios. “Essa produção é uma amostra, produzida por poucas famílias nos municípios. A partir do ano que vem, serão 30 famílias inseridas no projeto, que poderão ser fornecedoras de restaurantes e supermercados”, explicou. O trabalho será ampliado ainda para outros dois municípios: Icatu e Primeira Cruz.

A rede de supermercados Mateus demonstrou grande interesse na produção e já se prepara para comercializar as ostras em suas unidades ainda em julho. “Trata-se de um projeto promissor, que vamos apoiar da melhor forma possível. É um trabalho que estamos pensando para atender às expectativas dos consumidores de preço e qualidade para que eles possam, mesmo durante a semana, ter ostras como opção de refeição em casa”, disse o gerente de vendas do Mateus Supermercados, Edson Rodrigues Garcia.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, o sucesso do módulo demonstrativo mostra a importância do governo como incentivador da cadeia produtiva. “O incentivo dado através de equipamentos e assistência técnica permitiu a essas famílias uma nova possibilidade de aquisição de renda, que só tende a crescer com a produção regular nesses municípios. Esse é o papel do Governo do Estado, dar as condições e a ambiência para que os produtores possam crescer e continuar trabalhando”, disse. 

Os supermercados e restaurantes que receberam essa produção serão sinalizados, para que o consumidor saiba que vai adquirir mais um produto de origem maranhense. Em algumas das unidades de supermercados será possível degustar as ostras na própria loja.

– Publicidade –

Outros destaques