terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Parceria vai aumentar o controle e fiscalização no Parque Nacional dos Lençóis

Com informações da Secom

 

Representantes da Secretaria de Turismo do Maranhão e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) discutiram a formação de uma parceria entre as duas entidades para aumentar o controle ambiental e a promoção turística do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A ação é importante pois, segundo uma pesquisa do Ministério do Turismo divulgada no início de setembro, revela que a Região Nordeste é o destino preferido por 44,9% dos entrevistados. A alta dolar é o principal responsável pelo aumento da procura por destinos nacionais e a redução das viagens ao exterior. 

 

A reunião, ocorrida, nesta quarta-feira, em Brasília, definiu que seria criado o “Plano de Dinamização do Ecoturismo e Turismo de Aventura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses”. A proposta foi apresentada pelo Governo do Estado a presidente do ICMBio, Cláudio Carrera Marretti. Entre as áreas de intervenção do plano estão a assinatura do Termo de Reciprocidade e um diagnóstico da situação fundiária das famílias que moram dentro do parque.

 

O plano também prevê a capacitação de 300 condutores em educação ambiental e em atividades do ecoturismo e turismo de aventura, a fiscalização do credenciamento de equipamentos e profissionais para atuar nas áreas de uso turístico e apoio na fiscalização do Parque. No ano passado o Ministério Público Federal pediu a proibição da circulação de quadriciclos no parque. A ação foi proposta pelo ICMBio que considera o tráfego desses veículos gravemente danoso ao meio ambiente.

 

A parceria deve evitar mais esse dano ambiental e punir excessos como o episódio no qual um empresário quase pousou a aeronave no Rio Preguiças. Em nota, o empresário flagrado, Marcos Regadas, chegou a dizer que a manobra foi feita para resgatar um suposto pescador.  

 

A secretária Delma Andrade, destacou no projeto o ordenamento físico do estacionamento e banheiros dos lugares de maior visitação nos pontos de chegada de atrativos turísticos, a construção do posto de informação e controle (PIC) em Santo Amaro e Barreirinhas, e a formatação do melhor modelo de centro de visitantes, incluindo a estrutura física que ofereça informações e comodidade ao visitante e ação, em conjunto com a polícia ambiental, de fiscalização do parque.

 

O Presidente do ICMBio, Cláudio Carrera Marretti, lembrou da reunião entre ICMBio e Governo do Estado, que aconteceu no Maranhão, para tratar da situação da reserva biológica do Gurupi e do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, e afirmou a necessidade da presença massiva do instituto dentro do parque, inclusive no tocante a ocupação latifundiária do parque. “Em reunião com o Governador Flávio Dino, iniciamos a discussão que trará benefícios para nativos e visitantes dos Lençóis Maranhenses”.

 

– Publicidade –

Outros destaques