quinta-feira, 24 de junho de 2021

Fique Ligado no São João na Guará
PCdoB deve confirmar incorporação do PPL no próximo domingo

PCdoB deve confirmar incorporação do PPL no próximo domingo

Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Após um pequeno impasse e algumas reuniões internas, o PCdoB (Partido Comunista do Brasil) anunciou a incorporação do PPL (Partido Pátria Livre) em acordo que deverá ser oficializado formalmente neste domingo (2).

O objetivo da “fusão” é conseguir cumprir com os requisitos da cláusula de barreira, que barra o tempo de TV e o dinheiro do fundo partidário conforme o desempenho nas urnas. Os dois partidos não conseguiram cumprir estas regras individualmente.

O PPL reelegeu apenas um deputado federal nas eleições de 2018, enquanto a bancada do PCdoB será formada por nove deputados federais a partir de 2019.

Vale ressaltar que o partido é um dos de maior influência no Maranhão com a presença do governador Flávio Dino, dos deputados federais Rubens Júnior e Márcio Jerry e os deputados estaduais Duarte Júnior, Othelino Neto, Carlinhos Florêncio, Professor Marco Aurélio, Ana do Gás e Adelmo Soares.

No início da semana, os presidentes dos dois partidos: Luciana Santos (PCdoB) e Sérgio Rubens Araújo Torres (PPL) divulgaram um comunicado confirmando a parceria.

“Diante desse quadro e visando a cumprir suas responsabilidades com o Brasil e seu povo, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Pátria Livre (PPL) iniciaram um elevado diálogo, buscando uma solução política e jurídica para atender às exigências, na forma da lei, de superação da cláusula de desempenho – e assim criar as condições para seguir cumprindo um papel relevante na busca de soluções para o Brasil, particularmente nesse período de resistência democrática em que ingressamos”, afirma.

Prossegue a nota: “de comum acordo, as direções das duas legendas concluíram, então, que o caminho para realizar os objetivos propostos é o da unidade, cujo encaminhamento prático, legal e imediato é a incorporação do PPL ao PCdoB. Esse processo, assentado na legislação e nos estatutos das duas legendas, se efetivará simultaneamente em suas instâncias de decisão e deliberação”.

De acordo com a nota, haverá uma reunião conjunta das duas legendas no próximo domingo (2) no Sindicato dos Eletricitários, em São Paulo, onde será comunicada a decisão tomada e divulgados maiores detalhes do acordo.

– Publicidade –

Outros destaques