quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Pela 1ª vez, mercado financeiro prevê inflação acima de 8% em 2015

Os economistas das instituições financeiras apontam que a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deverá superar a barreira dos 8% em 2015, o que, se confirmado, será o maior patamar desde 2003 (9,3%).

 

O relatório de mercado, divulgado nesta segunda-feira (23), pelo Banco Central, é embasado pela  pesquisa que foi realizada com mais de 100 analistas de bancos na semana passada. A estimativa para o IPCA deste ano passou de 7,93% para 8,12%. Para 2016, a previsão subiu de 5,60% para 5,61%.

 

Segundo analistas, a alta do dólar e dos preços administrados (como telefonia, água, energia, combustíveis e tarifas de ônibus, entre outros) pressionam os preços em 2015. Além disso, a inflação de serviços, impulsionada pelos ganhos reais de salários, segue elevada.

– Publicidade –

Outros destaques