domingo, 21 de julho de 2024

Polícia deflagra operação em sucatões e apreende mais de 20 toneladas de estruturas metálicas

Uma megaoperação foi deflagrada na região metropolitana de São Luís, visando reprimir o crime de receptação praticado em vendas de sucatas na Grande Ilha. A operação, batizada de Off Line, foi coordenada pelo Departamento de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD/SEIC) e contou com as participações de mais de 100 policiais civis, além de 12 peritos.

Como resultado da ação policial, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em diversos estabelecimentos atuante na área de vendas de sucatas,o que resultou na apreensão de 20 toneladas em estruturas metálicas, cabos de cobre de energia e telefonia, telhas metálicas, canos de ferro e até trilhos de trem.

Segundo as investigações, os materiais chegam às sucatas após o furto ocorrido quando cabos de cobre destinados à energia ou telefonia são arrancados de postes, torres e dutos subterrâneos. O mesmo ocorre com estruturas maiores e mais pesadas que são retiradas de áreas remotas utilizadas pelas empresas.

Na prática ,além de constituir um crime, o furto de cabos, acarreta na interrupção do fornecimento de energia elétrica e de sinal de internet e telefone, prejudicando usuários distintos desde residências até hospitais, laboratórios e escolas, chegando inclusive a interromper o funcionamento da plataforma 190 do sistema de segurança.

Durante a Operação Off Line ninguém foi preso ,mas todos os responsáveis pelos estabelecimentos que foram alvos de buscas onde foram encontrados materiais furtados foram indiciados em inquérito criminal pelo crime de receptação.

A operação contou com a participação de policiais civis da SENARC, SPCC, SHPP e Delegacia Geral.

– Publicidade –

Outros destaques