Desde a noite da última sexta-feira (20), mais de 40 policiais militares iniciaram as atividades da Operação Saturação, uma das ações que compõe o conjunto de medidas definido pelas forças de segurança pública do Maranhão para combater a criminalidade e assaltos na Região Metropolitana.
O policiamento ostensivo ocorre de forma motorizada com abordagens a pessoas suspeitas, ônibus, veículos e motos. No que se refere às abordagens aos coletivos, a meta é prevenir e coibir assaltos, além de apreensão de drogas, armas de fogo, capturar foragidos de justiça e cumprir mandados de prisão em aberto.
Além disso, a Operação Saturação realiza abordagens em bares, clubes e áreas de aglomeração de pessoas para coibir o uso de drogas e porte/posse ilegal de arma de fogo. Esta operação é intensificada nos finais de semana e conta com maior efetivo.
A dona de casa Veronica Rocha, moradora do bairro Cidade Olímpica, ao sair de casa se deparou com uma viatura policial e elogiou a operação. “É tudo o que precisamos pelas ruas do meu bairro. Poder chegar e sair com tranquilidade é qualidade de vida. Me sinto aliviada com a presença dos policiais”, desabafou a moradora.
O major Adonias, comandate do 43º Batalhão da Polícia Militar, detalha o funcionamento da operação. “Os trabalhos seguem até o dia 26 de junho, temos várias viaturas e mais de 40 policiais envolvidos com o intuito de apreender arma de fogo, com várias abordagens a ônibus, veículos e motos. A prevenção à criminalidade é o foco da operação”.
O comerciante Rogério Quirino avalia a presença da polícia como uma importante estratégia de combate a assaltos. “O bandido já se sente acuado ao ver a viatura e pensa duas vezes antes de fazer algo. É uma operação muito válida que tranquiliza o bairro inteiro”.
Sistema de segurança alinha ações conjuntas
Foram três reuniões realizadas na última sexta-feira (20) para intensificar as ações de segurança pública e coibir assaltos a coletivos na Região Metropolitana de São Luís.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) esteve reunida com representantes do sistema de segurança vinculado à Prefeitura de São Luís. Assim, a SSP alinhou estratégias para atuar em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O reforço da Guarda Municipal na segurança dos terminais e apoio do Centro de Controle de Operações (CCO) para intensificar as operações e o monitorar as linhas de ônibus foi definido com as secretarias municipais de Segurança com Cidadania (Semusc) e de Trânsito e Transportes (SMTT).
E com a PRF, as forças de segurança estadual e federal acordaram que atuarão em conjunto durante a aplicação de blitze, ao longo das rodovias que cortam a Região Metropolitana de São Luís.
Para o coronel Silvio Leite, secretário de Segurança Pública do Maranhão, a ação conjunta das forças que compõem o sistema de segurança pública garantem a aplicação intensa de abordagens e revistas, na busca por drogas, armas e foragidos da Justiça. “Faremos um trabalho intenso com muitas abordagens, revistas e buscas por drogas. Eu não tenho nenhuma dúvida que a população vai se sentir mais segura”, disse o titular da SSP.