quinta-feira, 18 de abril de 2024

Polícia Rodoviária Federal realiza ação preventiva nesta segunda-feira para evitar acidentes com crianças

acidente de carro

Na última quinta-feira (19), um grave acidente vitimou uma criança de um ano e quatro mês no Km 9 da BR-135, já chegando em São Luís,  após uma colisão entre um Fiat Toro e um caminhão. Ela estava no colo da mãe quando o Fiat Toro vermelho bateu na traseira de um caminhão branco da marca Hyundai, bateu a cabeça e faleceu horas depois no hospital, vítima de traumatismo craniano. 

A  Resolução de número 277 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), diz que o uso de sistemas de retenção adequados – bebê conforto, cadeirinha, e o assento de elevação (popularmente conhecidos como cadeirinhas) são obrigatórios para crianças de até sete anos e seis meses. Com a desculpa que os filhos não se adaptam, os pais acabam fazendo o gosto das crianças e a tragédia pode pegá-los de surpresa.

Para orientar pais e responsáveis a Polícia Rodoviária Federal (PRF), vai realizar nesta segunda-feira, a sede da instituição, no km 2 da BR 135, em São Luís-MA, uma ação educativa mostrando o valor do uso dos dispositivos de retenção para menores, a exemplo do bebê conforto, da cadeirinha e do assento de elevação. Os trabalhos da equipe PRF de educação para o trânsito ensinarão o correto uso destes dispositivos e reforçarão a necessidade do uso do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, inclusive aqueles do banco traseiro. Farão também explanação sobre a importância do uso do cinto para os ocupantes de ônibus, microônibus e vans.

A ação educativa  vai acontecer em razão de demanda pela imprensa após a morte da criança. O trabalho também vem ao encontro da aproximação do período de retorno das férias de julho.

Uma equipe vai realizar os trabalhos educativos dando orientações quanto ao correto uso dos dispositivos de retenção e segurança visando a prevenção de acidentes e danos físicos aos ocupantes do veículo, enquanto outra equipe realizará a fiscalização normal e autuará os veículos e condutores irregulares.

– Publicidade –

Outros destaques