O grupo prioritário formado por doentes crônicos, gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, trabalhadores da saúde, professores, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e os povos indígenas têm até 19 de maio para receber a vacina contra influenza. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu a vacina para as 19 Unidades Regionais de Saúde (URS). A meta é vacinar 80% da população prioritária.
De acordo com a chefe do Departamento do Controle das Doenças Imunopreviníveis da SES, Helena Almeida, a mobilização tem como objetivo principal reduzir as complicações, internações e mortalidades causadas pela gripe. “As pessoas têm que entender que uma gripe pode ocasionar uma complicação que pode ser fatal e é justamente isso que a vacina previne. E por que é importante vacinar agora? Porque é quando o vírus está em circulação. É agora que as pessoas adoecem, então se elas se imunizarem agora, elas ficarão até o próximo período chuvoso livres de pegar uma gripe”, alertou.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza aumentou o fluxo de pessoas nos postos de vacinação do estado. Para o Maranhão, o Ministério da Saúde destinará 1.864.000 doses da vacina, distribuídas em sete lotes. Em São Luís, nos postos e unidades de saúde, apesar do fluxo intenso, não há filas para realizar a vacinação.
“Até o momento já vacinamos 720 pessoas, comparado com o ano passado estamos achando um pouco baixa a procura, mas provavelmente no dia D e no final da campanha, as pessoas vão procurar mais, porque já é uma prática comum”, explicou a coordenadora de enfermagem do Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Vinhais, Letícia Maria Silva.
A fisioterapeuta Ana Teresa Gomes optou pela imunização logo no início da campanha. “No meu caso, que trabalho na área da saúde, fico muito exposta a muitas coisas, a doenças infecto-contagiosas, então, é importante ter essa prevenção o quanto antes”, comentou. Ela também levou a mãe, Heloísa Abreu Gomes, de 82 anos, para vacinar. “Eu venho todo ano e sempre trago minha mãe, que além de ser idosa, está no grupo dos doentes crônicos”, afirmou.
Heloísa Abreu, que sofre de bronquite crônica, diz que não deixa de vacinar porque sabe que isso a mantém com saúde. “Eu vejo muita gente dizer ‘tu vai tomar essa vacina?’ Eu tomo, me faz bem, tanto que eu não pego gripe de jeito nenhum”, disse.
Mãe de dois filhos, Lucileide de Almeida Sousa, de 33 anos, também levou o filho, Davi Sousa Alves, para vacinar. “Sempre que tem campanha, eu levo tanto ele quanto a minha filha. Hoje trouxe ele que está com 3 anos e é a idade prioritária para criança, para vacinar logo”, contou.
Genésio Rêgo expande horário de vacinação
No Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, uma nova sala de vacinação garante mais agilidade e conforto no atendimento aos pacientes. “Como a procura pela vacinação aumentou em decorrência da campanha, nós adaptamos mais uma sala para a vacinação, onde estamos atendendo somente idosos. Foi uma forma de organizar melhor, já que a tendência é que, com a proximidade do fim da campanha, o posto fique cada vez mais cheio”, explicou a coordenadora de Enfermagem, Katiane Marinho.
O horário da vacinação também foi ajustado para melhor atender a população durante a campanha. “Aqui no Genésio, nós também resolvemos deixar os postos funcionando durante o horário de almoço, porque temos procura de pessoas que não podem vir em horário comercial”, explicou.
De acordo com o Departamento do Controle das Doenças Imunopreviníveis da SES, até o momento, já foram aplicadas 38.285 doses da vacina contra a Influenza no Maranhão. Do grupo prioritário, até o momento, a maior procura tem sido das gestantes. “Estamos partindo para a segunda semana da campanha e precisamos reforçar com o público a importância de vacinar logo. Também estamos acompanhando de perto os municípios, incentivando a mobilização desses grupos prioritários, para que, o quanto antes, a cobertura de imunização do nosso estado aumente”, frisou Helena Almeida.
Onde vacinar
A vacina está disponível nos 217 municípios do Maranhão em unidades e postos de saúde da rede pública municipal e estadual. Na região metropolitana de São Luís, são 61 postos de vacinação.
BOX – Conheça os três tipos de vírus da gripe
Tipo A: responsável por epidemias sazonais e pode causar grandes pandemias (os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos)
Tipo B: Causa epidemias sazonais
Tipo C: causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemiasA vacina contra Influenza protege contra subtipos do Influenza A e B, entre eles o H1N1
Fique ligado nas principais notícias pelas nossas redes sociais. Curta a TV Guará no Facebook e siga também no Instagram e Twitter. Tem alguma denúncia? Mande suas informações para o nosso whatsapp pelo número (98) 99103-2323 ou via portal@tvguara.com