sexta-feira, 29 de março de 2024

Pós-eleição aluno da UFMA faz postagens homofóbicas e racistas, a OAB se manifestou

Alunos da UFMA se revoltaram e fizeram manifestação contra um aluno da universidade identificado como Marcos Lite Silveira Júnior. Aluno de engenharia química que fez diversas postagens ofensivas contra minorias nas suas redes sociais.

Depois das postagens diversos alunos printaram as mensagens e compartilharam. Veja alguns dos prints:

 

Depois da repercussão a UFMA se manifestou em nota oficial e disse que com base na Resolução Normativa nº 238-CONSUN, de 1º de Julho de 2015, o caso vai será apurado de forma rigorosa e poderá gerar punição administrativa para o aluno. E segue com nota de repúdio e em defesa da democracia.

Nota Oficial

Universidade Federal do Maranhão tomou conhecimento de manifestações preconceituosas, investidas de intimidação, ódio e defesa de eliminação de minorias por parte de um estudante da Instituição em sua rede social. A UFMA, alicerçada na Resolução Normativa nº 238-CONSUN, de 1º de julho de 2015, promoverá a apuração dos fatos, considerando a gravidade das declarações. 

A UFMA reforça sua incondicional defesa da democracia, acolhendo e respeitando os diferentes pontos de vista, mas se posicionando em colisão frontal com a agressão, seja ela física, simbólica ― verbal ou não verbal.

Desculpas

O aluno veio, também, por redes sociais a se desculpar, “Primeiramente gostaria de me dirigir a toda a comunidade LGBTq+/Feministas e pedir minhas mais sinceras desculpas por minhas declarações infelizes, fora de contexto e impensadas. Estou profundamente arrependido”, afirmou o aluno.

A OAB-MA também se manifestou por meio da Comissão de Direitos Humanos e afirmou que a
atitude e as palavras de Marcos Lite Silveira podem gerar sanções penal, cível e administrativas. E que a OAB repudia esse tipo de atitude e espera solução do problema.

– Publicidade –

Outros destaques