sábado, 25 de junho de 2022

G10 Editora

Prefeitura amplia estratégias de atenção à saúde do idoso

A Prefeitura de São Luís ampliará nos próximos meses o atendimento de atenção básica à saúde do idoso através da integração de projetos e ações das secretarias municipais de Saúde (Semus), Desportos e Lazer (Semdel) e Segurança Alimentar (Semsa). Com a parceria, o número de polos cobertos por ações que contemplem a saúde do idoso passará de quatro para 13 polos. Serão criados ainda pontos de referência em locais estratégicos da cidade para ampliar a assistência a esse público.

Segundo a secretária-adjunta da Semus, Silvia Viana, esse trabalho para ampliar a cobertura da assistência à terceira idade segue a orientação do prefeito Edivaldo para reforço da Atenção Básica e reestruturação da rede municipal de saúde. “São ações que reforçam o compromisso da saúde pública em proporcionar bem estar e saúde a um público que possui toda a atenção possível na gestão municipal”, destacou.

O resultado dessa parceria poderá ser conferido a partir dos próximos meses com a ampliação do atendimento de Atenção Básica nos polos da Cohab, Vila Nova, Divinéia, Bequimão, Parque do Bom Menino (Centro), Diamante e Parque dos Sabiás. Nessas localidades serão reforçados os serviços de apoio e controle de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão.

A ação conjunta entre a Semus, Semdel e Semsa, trabalhará de forma unificada dois importantes programas da área da assistência à saúde: São Luís em Movimento e São Luís Saudável. O primeiro faz parte do quadro de ações da Semus e já contava com o apoio da Semsa, enquanto o segundo é coordenado pela Semdel.

Outra importante contribuição através da intersetorialidade entre os órgãos municipais é a ampliação das atividades de alongamento corporal nas unidades de saúde direcionadas a pessoas da terceira idade. Serão fornecidos pela Semdel materiais como colchonetes, bastões, bolas de Pilates, dentre outros.

Os demais detalhes sobre o funcionamento da parceria foram definidos durante reunião nesta quarta-feira (10), na sede da Semus, com representantes das três secretarias. Também participaram da reunião entidades de assistência à pessoa idosa.

– Publicidade –

Outros destaques