sábado, 20 de julho de 2024

Prefeitura de São Luís fiscaliza comercialização de pescados na Semana Santa

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias de Saúde (Semus) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), está realizando a operação Alimento Seguro para fiscalizar a qualidade dos peixes e mariscos comercializados durante a Semana Santa. A ação começou no dia 27 de março e vai até quarta-feira (5).

Os fiscais estão visitando mercados públicos, peixarias e supermercados da cidade para avaliar as condições de armazenamento, exposição e comercialização de peixes e mariscos, com o objetivo de garantir que os produtos estejam adequados ao consumo. “Na Semana Santa há aumento na procura por pescados, que são produtos altamente perecíveis e, se estiverem fora dos padrões de qualidade, podem trazer riscos à saúde; por isso, a Prefeitura de São Luís, com equipes da Vigilância Sanitária Municipal e da Semapa, está realizando um trabalho de caráter educativo junto aos feirantes”, afirma Joel Nunes, secretário municipal de Saúde.

Durante as fiscalizações estão sendo distribuídos toucas e aventais, e os feirantes são orientados sobre boas práticas higiênico-sanitárias e sensibilizados quanto aos cuidados necessários na manipulação dos produtos.

A operação Alimento Seguro inclui, também, o trabalho de orientação da população consumidora, ensinando a identificar as condições que atestam a qualidade, na hora da compra.

Dicas para consumo seguro de pescado

  • Compre apenas em estabelecimentos limpos e com os vendedores uniformizados de cores claras;
  • Só compre peixes e mariscos se estiverem completamente cobertos de gelo, e em casa, armazene na geladeira;
  • Peixes frescos têm olhos brilhantes e saltados, com escamas bem unidas, brilhantes e aderidas à pele, e as guelras devem estar avermelhadas e sem viscosidade. O cheiro do peixe deve ser suportável;
  • Os camarões devem ter a cabeça e a casca bem aderidas ao corpo, e não devem apresentar manchas;
  • Os moluscos (sururu, sarnambi, ostra, etc.) devem ser comercializados resfriados ou congelados.
– Publicidade –

Outros destaques