sábado, 16 novembro, 2019
Início Portal Guará Prefeitura entrega creche em tempo integral

Prefeitura entrega creche em tempo integral

O prefeito Edivaldo Holanda Junior inaugurou neste sábado (21) a U.E.B. Carlos Salomão Chaib, localizada na Chácara Brasil. A creche municipal vai atender, em tempo integral, 190 crianças de 2 a 5 anos de idade da região. As matrículas já foram realizadas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e as aulas já começam na terça-feira (24). A abertura de novas vagas para a educação infantil integra a política educacional que o prefeito Edivaldo implantou e vem desenvolvendo em sua gestão. Além da creche, foram entregues também dois carros-biblioteca totalmente equipados e adaptados com obras infantis que promoverão a valorização da cultura maranhense e atenderão todas as escolas da rede municipal de ensino, seguindo um cronograma próprio.

“Estamos fazendo a entrega desta creche hoje com a certeza de que ela trará muitos benefícios para as crianças e famílias da região. A creche conta com toda a estrutura e equipe de profissionais necessárias para atender todas as necessidades dos alunos. A equipe é multiprofissional com nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e outros. Ainda este ano entregaremos creches na Cidade Operária e Morada do Sol e temos outras em construção”, disse o prefeito Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro e de secretários municipais, entre eles o titular da Semed, Moacir Feitosa.

A unidade atenderá principalmente a crianças dos bairros da região do Turu, como Divinéia, Vila Luizão, Alonso Costa, Chácara Brasil, entre outros. Estão sendo oferecidas 190 vagas em período integral, das 8h às 17h. A nova creche é totalmente climatizada e com toda infraestrutura para ofertar um serviço de qualidade às crianças e suas famílias. São espaços idealizados para o acolhimento e desenvolvimentos das crianças.

ESTRUTURA

A creche conta com 10 salas de aula, sala de multiuso, com TV e jogos educativos, fraldário, cozinha, pátio coberto, sala para amamentação, área livre com parquinho e jardim; secretaria, sala de professores e direção, além de seis banheiros, sendo três masculinos e três femininos. A sala de multiuso servirá também para reuniões e treinamento dos professores e educadores. A unidade fornecerá todas as refeições às crianças – do café da manhã ao jantar – antes de retornarem para casa. De acordo com o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, o período integral de atendimento é um diferencial deste equipamento. “A creche tem uma excelente estrutura para proporcionar uma educação de qualidade e dar aos pais a tranquilidade que necessitam, além de oferecer o atendimento em tempo integral e para os profissionais altamente capacitados para atuarem com meninos e meninas de 2 a 5 anos”, pontuou.

As aulas começam na terça-feira (24). As matrículas foram realizadas do dia 9 ao dia 12 deste mês, e no dia 13 foi realizada uma reunião com os pais das crianças que serão atendidas. Durante a reunião, foram dadas explicações sobre como será o funcionamento da creche, desde a parte pedagógica, rotina, alimentação, horários, até as especificidades de cada idade. A reunião aconteceu em dois momentos: um com os pais de crianças de 2 e 3 anos e outro com os das crianças de 4 e 5 anos.

CARROS-BIBLIOTECA

Durante a entrega da creche, o prefeito Edivaldo entregou dois carros-biblioteca completamente equipados. São duas vans totalmente adaptadas para funcionar como bibliotecas móveis e para receber meninos e meninas, estimulando o interesse pela leitura e desenvolvendo o prazer de ler. Um dos veículos, que será destinado à Educação Infantil, possui o tema “Lendas Maranhenses”, e ilustra nossas principais lendas: Serpente Encantada, A carruagem de Ana Jansen, Rei Dom Sebastião, entre outras. O acervo também evidencia a produção literária maranhense com obras de autores como Marta Reis, Wilson Marques, Marcio Henrique, Sharlene Serra e Natinho Costa.

O outro carro, que beneficiará estudantes do Ensino Fundamental, traz dois cenários: um sobre a área urbana, com imagens do Centro Histórico de São Luís e da área rural, valorizando a natureza. Os dois cenários fazem alusão às brincadeiras e jogos que serão realizados nas atividades do carro biblioteca. Neste carro há um acervo de mais de 200 livros com textos clássicos da literatura infanto-juvenil entre eles Os Três Porquinhos, Branca de Neve, Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho, entre outros.

Fonte: Secom

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Casal morre em colisão de moto e ônibus na Estrada da Raposa

Duas pessoas morreram em um acidente ocorrido na manhã deste sábado (16), na Avenida dos Holandeses, na trecho conhecido como Estrada do Araçagy, no...
- Publicidade -