sexta-feira, 7 agosto, 2020
Início Portal Guará Prefeitura entrega creche em tempo integral

Prefeitura entrega creche em tempo integral

O prefeito Edivaldo Holanda Junior inaugurou neste sábado (21) a U.E.B. Carlos Salomão Chaib, localizada na Chácara Brasil. A creche municipal vai atender, em tempo integral, 190 crianças de 2 a 5 anos de idade da região. As matrículas já foram realizadas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e as aulas já começam na terça-feira (24). A abertura de novas vagas para a educação infantil integra a política educacional que o prefeito Edivaldo implantou e vem desenvolvendo em sua gestão. Além da creche, foram entregues também dois carros-biblioteca totalmente equipados e adaptados com obras infantis que promoverão a valorização da cultura maranhense e atenderão todas as escolas da rede municipal de ensino, seguindo um cronograma próprio.

“Estamos fazendo a entrega desta creche hoje com a certeza de que ela trará muitos benefícios para as crianças e famílias da região. A creche conta com toda a estrutura e equipe de profissionais necessárias para atender todas as necessidades dos alunos. A equipe é multiprofissional com nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e outros. Ainda este ano entregaremos creches na Cidade Operária e Morada do Sol e temos outras em construção”, disse o prefeito Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro e de secretários municipais, entre eles o titular da Semed, Moacir Feitosa.

A unidade atenderá principalmente a crianças dos bairros da região do Turu, como Divinéia, Vila Luizão, Alonso Costa, Chácara Brasil, entre outros. Estão sendo oferecidas 190 vagas em período integral, das 8h às 17h. A nova creche é totalmente climatizada e com toda infraestrutura para ofertar um serviço de qualidade às crianças e suas famílias. São espaços idealizados para o acolhimento e desenvolvimentos das crianças.

ESTRUTURA

A creche conta com 10 salas de aula, sala de multiuso, com TV e jogos educativos, fraldário, cozinha, pátio coberto, sala para amamentação, área livre com parquinho e jardim; secretaria, sala de professores e direção, além de seis banheiros, sendo três masculinos e três femininos. A sala de multiuso servirá também para reuniões e treinamento dos professores e educadores. A unidade fornecerá todas as refeições às crianças – do café da manhã ao jantar – antes de retornarem para casa. De acordo com o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, o período integral de atendimento é um diferencial deste equipamento. “A creche tem uma excelente estrutura para proporcionar uma educação de qualidade e dar aos pais a tranquilidade que necessitam, além de oferecer o atendimento em tempo integral e para os profissionais altamente capacitados para atuarem com meninos e meninas de 2 a 5 anos”, pontuou.

As aulas começam na terça-feira (24). As matrículas foram realizadas do dia 9 ao dia 12 deste mês, e no dia 13 foi realizada uma reunião com os pais das crianças que serão atendidas. Durante a reunião, foram dadas explicações sobre como será o funcionamento da creche, desde a parte pedagógica, rotina, alimentação, horários, até as especificidades de cada idade. A reunião aconteceu em dois momentos: um com os pais de crianças de 2 e 3 anos e outro com os das crianças de 4 e 5 anos.

CARROS-BIBLIOTECA

Durante a entrega da creche, o prefeito Edivaldo entregou dois carros-biblioteca completamente equipados. São duas vans totalmente adaptadas para funcionar como bibliotecas móveis e para receber meninos e meninas, estimulando o interesse pela leitura e desenvolvendo o prazer de ler. Um dos veículos, que será destinado à Educação Infantil, possui o tema “Lendas Maranhenses”, e ilustra nossas principais lendas: Serpente Encantada, A carruagem de Ana Jansen, Rei Dom Sebastião, entre outras. O acervo também evidencia a produção literária maranhense com obras de autores como Marta Reis, Wilson Marques, Marcio Henrique, Sharlene Serra e Natinho Costa.

O outro carro, que beneficiará estudantes do Ensino Fundamental, traz dois cenários: um sobre a área urbana, com imagens do Centro Histórico de São Luís e da área rural, valorizando a natureza. Os dois cenários fazem alusão às brincadeiras e jogos que serão realizados nas atividades do carro biblioteca. Neste carro há um acervo de mais de 200 livros com textos clássicos da literatura infanto-juvenil entre eles Os Três Porquinhos, Branca de Neve, Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho, entre outros.

Fonte: Secom

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Incêndio atinge depósito de materiais de construção na Divineia

Um incêndio atingiu um depósito de materiais de construção, localizado nas imediações do bairro Divineia no início da tarde desta sexta-feira (07). Segundo informações...
- Publicidade -