quinta-feira, 2 julho, 2020
Início Maranhão Cidades Prefeitura retoma serviço de recebimento de resíduos recicláveis nos 18 Ecopontos

Prefeitura retoma serviço de recebimento de resíduos recicláveis nos 18 Ecopontos

A partir desta segunda-feira (15) a Prefeitura de São Luís retornará com o serviço de recebimento de resíduos recicláveis e volumosos nos Ecopontos, que tiveram atividades paralisadas no início da pandemia de coronavírus na capital. Quem guardou resíduos recicláveis ou volumosos durante esse período em que o serviço esteve suspenso poderá procurar um dos 18 equipamentos do tipo existentes na cidade, de segunda a sábado, das 7h às 19h. Neste processo de retomada das atividades, desde o último dia 8 o serviço de coleta seletiva domiciliar, por agendamento, também está em funcionamento, respeitando rigorosamente normas e padrões de higiene.

Nos Ecopontos podem ser entregues resíduos recicláveis secos, que são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro, assim como os resíduos volumosos, que são aqueles que apresentam grandes volumes e dificuldade de manejo e são compostos por móveis, eletrodomésticos, pneus, sucatas, entulhos de obras, restos de poda e capina. Os Ecopontos são responsáveis pela destinação correta para o reaproveitamento dos resíduos que são recicláveis.

FIQUE POR DENTRO

Que materiais os Ecopontos recebem?

ELETRÔNICOS: televisão, monitores, impressoras, mouses, teclados, etc – até três unidades*

ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc – até 2m³* (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)

MADEIRAS: até 2m³* (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)

ÓLEO DE COZINHA: até 6 litros*

PNEUS: até 4 unidades*

PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³* (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)

RECICLÁVEIS: plástico, papel, metais, vidros, etc (até 300 litros* – 3 sacos grandes)

VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes*)

SAIBA MAIS

Para onde vai o material entregue nos Ecopontos?

Os resíduos recicláveis e eletrônicos recebidos nos Ecopontos são destinados para as entidades de catadores. Os resíduos de construção civil são utilizados para conformação do Aterro da Ribeira, desativado em 2015. Esse processo faz parte das ações de recuperação ambiental e está previsto no Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas, aprovado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Já os resíduos volumosos vão para o pátio de compostagem; os restos de madeira são destinados para a vila de moradores do Cinturão Verde; os pneus são destinados à iniciativa Reciclanip – entidade voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis (aqueles que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reforma); o óleo de cozinha é entregue para a Ascamar, associação que realiza o beneficiamento, produzindo sabão e detergente a partir da reciclagem do produto.

COLETA SELETIVA 

Para quem desejar fazer uso do serviço de coleta seletiva domiciliar o  agendamento pode ser solicitado via celular pelo número (98) 99188-9990 (WhatsApp). É possível solicitar a coleta seletiva quando a quantidade de material acumulado seja igual ou superior a 100 litros, ou seja, um saco de lixo grande.

Durante o atendimento pelo WhatsApp a coleta seletiva será agendada, com o prazo para retirada do material em até 72h, de segunda a sábado. O material não deve ser disposto na rua, pois a coleta seletiva irá bater na porta para receber o material ou pedir para interfonar, no caso de condomínio. O material coletado será entregue às cooperativas de catadores que realizam o serviço de triagem e encaminham para a reciclagem, que possibilita que menos recursos ambientais sejam utilizados nos processos de consumo.

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Doses da vacina contra Influenza/H1N1 são disponibilizados para a população em geral

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em atendimento à orientação do Ministério da Saúde (MS), está oferecendo,...
- Publicidade -